Segurança

SC tem menos roubos, furtos e mortes violentas durante quarentena pelo coronavírus

Número de latrocínios em 2020 caiu pela metade em comparação ao ano passado.

SC tem menos roubos, furtos e mortes violentas durante quarentena pelo coronavírus Foto: Divulgação SSP

A quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina, que deixou as pessoas em casa e fechou a maior parte dos comércios, tem derrubado as taxas de criminalidade em todas as cidades. Conforme um novo relatório da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), os números de furtos, roubos e mortes violentas seguem em queda no Estado desde o dia 18 de março, quando começou o estado de emergência pelo coronavírus.

A queda das últimas semanas já faz com que o início de 2020 (dados até o dia 6 de abril) tenha menos feminicídios e latrocínios (roubo seguido de morte) do que o mesmo período de 2019. Os latrocínios reduziram mais do que a metade, de nove para quatro, enquanto os feminicídios - que estavam em alta em janeiro e fevereiro - caíram de 18 para 16 na comparação com o ano passado.

Já os casos de furtos e roubos, desde o início das medidas restritivas mantêm uma média de pouco mais de 100 casos por dia em todo o território catarinense. Antes da quarentena eram mais de 300 registros por dia.

Os números da SSP mostram também uma queda de até 65% nas denúncias de violência doméstica em Santa Catarina. O número, no entanto, acende também um alerta para a possibilidade de subnotificação durante a quarentena. Por isso, novos canais de denúncia foram abertos para as vítimas que deixaram de buscar auxílio nas delegacias, como ocorria antes da quarentena.

Além do 190, número emergencial da Polícia Militar, a vítima ou qualquer pessoa que tenha notado a violência pode acessar o site da Polícia Civil neste link e informar o fato na delegacia virtual, ligar para o canal de denúncias sugerido pela delegada –181-, acionar o disque 100 ou mandar uma mensagem através do WhatsApp para o número (48) 98844-0011.

 

Por Lucas Paraizo

DC / NSC Total

Outras Notícias