Educação

SC adota 'média global' e muda critério para aprovação de estudantes na rede pública; entenda

Com a mudança, as notas de cada disciplina serão somadas e divididas pelo total de matérias que o estudante cursou no ano.

SC adota 'média global' e muda critério para aprovação de estudantes na rede pública; entenda Divulgação/Reprodução

Santa Catarina vai passar a usar a "média global" como critério para aprovação dos estudantes da Educação Básica e Profissional na rede pública estadual. Com a mudança, as notas de cada disciplina serão somadas e divididas pelo total de matérias que o estudante cursou no ano.
A medida foi publicada em Diário Oficial na terça-feira (29), e altera a Resolução CEE/SC n° 040, de 5 de julho de 2016. A decisão já está em vigor.

Segundo a normativa, para ser aprovado o estudante precisa alcançar no mínimo a média 6,0. Na prática, notas ruins em uma disciplina podem ser compensadas por avaliações melhores em outras.

Veja o exemplo hipotético de um aluno cursou cinco disciplinas:

  1. Ele tirou 6 nas três primeiras disciplinas e 10 na quarta. Mas, na última, não foi bem e tirou 2.
  2. Com a nova regra, as notas de todas essas disciplinas são somadas (6+6+6+10+2=30).
  3. O resultado é dividido pelo número de disciplinas para obter a média global (30/5=6).
  4. Nesse caso, o aluno teria uma média global 6. Com a nova regra, ele estaria automáticamente aprovado, mesmo não tendo alcançado a média em uma das disciplinas.

A regulamentação determina que toda a unidade pública estadual inclua no projeto pedagógico a adoção da "média global". O documento só exclui da regra os alunos que tiverem a frequência escolar menor que 75%.

A Secretaria Estadual de Educação (SED) afirma que a medida busca promover uma avaliação mais "contínua e formativa", permitindo que os estudantes tenham várias oportunidades de demonstrar seu aprendizado.

Segundo o presidente da Comissão de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação, Felipe Felisbino, o objetivo é coibir possíveis injustiças e evitar que o aluno fique desestimulado a seguir com os estudos.

"É uma solução para minimizar o impacto daquele que tem um bom rendimento em todas as disciplinas e que apresenta desennvoltura em aprendizagens significativas e funcionais".

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