A contagem começou zerada neste mês de janeiro de 2025 e a meta é que continue assim. Para isso, além dos trabalhos que já são realizados pela Secretaria da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica de Ituporanga, é muito importante que a população fique de olho nos acúmulos de água que são muito comuns nesta época do ano por conta das chuvas pontuais.
O ano de 2024 encerrou com nove (9) focos do mosquito da dengue sendo cinco (5) focos encontrados em residências. 30 casos foram confirmados de dengue sendo quatro casos autóctones, ou seja: tem origem na própria cidade.
Para reforçar a prevenção, em dezembro do ano passado, foi realizado o mutirão contra a Dengue nos bairros onde foram identificados mais focos do mosquito, no Bairro Santo Antônio e também na região do Centro. O mutirão foi realizado com a intenção de verificar possíveis focos do mosquito e também orientar a população para os cuidados a serem tomados. A ação foi realizada pela vigilância epidemiológica, agentes de saúde e agentes de combate a endemias. No decorrer das visitas, muitos criadouros foram encontrados e eliminados ou pelos profissionais ou pelos moradores diante de orientação. “As ações contra o Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, ocorrerão durante todo o decorrer do ano e com isso esperamos bloquear consideravelmente a proliferação do mosquito. Contamos com a ajuda da população.” Ressalta a secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais.
Para ter controle do Aedes aegypt, a cidade de Ituporanga conta com 81 armadilhas espalhadas por todos os bairros. As armadilhas são monitoradas de sete em sete dias que é o tempo que o mosquito leva para completar seu ciclo de ovo, larva, pupa e mosquito alado.
O município conta também com 15 pontos estratégicos que são locais como cemitérios, fábricas, floriculturas e pátio de carros apreendidos que são monitorados de 14 em 14 dias. Em alguns cemitérios foram instaladas placas com orientações para a população evitar criadouros do mosquito.
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, (As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos), sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor muscular, nas articulações, dor atrás dos olhos. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Cuidados a serem tomados:
- - Tampar os tonéis e caixa d’água
- - Manter as calhas sempre limpas
- - Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- - Manter lixeiras bem tampadas
- - Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
- - Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
- - Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
- - Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
- - Fazer furos em vasos, pratos e porta velas utilizados para enfeitar túmulos em cemitérios.