Nas últimas semanas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ituporanga registraram um aumento expressivo no número de atendimentos, principalmente devido ao avanço dos casos de síndromes respiratórias.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA E REGIÃO NO WHATSAPP
Diante desse cenário, a Administração Municipal anunciou mudanças temporárias no cronograma das UBSs dos bairros Centro, Santo Antônio, Vila Nova, Cerro Negro, Nossa Senhora de Fátima e Bela Vista.
A partir de segunda-feira (2 de junho), essas unidades passam a atender exclusivamente por demanda espontânea, com prioridade para casos de urgência e sintomas gripais. A medida busca garantir um atendimento mais ágil e eficiente à população.
Vacinação será reforçada aos sábados
Além da reorganização dos atendimentos, a Secretaria de Saúde também confirmou dois dias especiais de vacinação na Unidade Sanitária Centro.
Nos sábados (31 de maio e 7 de junho), toda a população poderá se vacinar, das 8h às 13h, sem interrupção para o almoço. Todas as vacinas disponíveis na unidade estarão acessíveis, com destaque para a vacina contra a gripe (influenza).
Medida é temporária e depende da estabilização dos casos
Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança no atendimento das unidades é temporária e será mantida até que os casos de síndromes respiratórias diminuam e a demanda volte ao normal.
Enquanto isso, o município reforça o pedido para que a população priorize o uso das unidades em casos realmente necessários e mantenha os cuidados preventivos, especialmente com higiene das mãos, uso de máscara em caso de sintomas e vacinação em dia.