Agricultura

Epagri abre edital de Concurso Público para preencher 100 vagas

Oportunidades são para profissionais de níveis médio, técnico e superior

Epagri abre edital de Concurso Público para preencher 100 vagas Imagem: Epagri/Divulgação

 

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) publicou nesta terça-feira (22) o Edital do Concurso Público que vai preencher 100 vagas no seu quadro de profissionais e formar cadastro de reserva. As inscrições estão abertas no site oficial até o dia 21 de dezembro e as provas serão aplicadas no dia 29 de janeiro de 2023. A instituição responsável pelo concurso é a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE).

As vagas são destinadas a profissionais com ensino médio, ensino técnico, nível superior, especialização, mestrado e doutorado. As funções disponíveis são nas áreas administrativa, técnica, operacional, de tecnologia da informação e comunicação, de pesquisa, extensão rural, extensão social e apoio à pesquisa e extensão rural.

 

Lotação das vagas

As vagas do concurso público da Epagri estão distribuídas por todas as regiões de Santa Catarina. Algumas são para municípios específicos e outras são estaduais – ou seja, serão preenchidas de acordo com a necessidade das unidades da Empresa no momento da contratação.

 

Salários e benefícios

A carga horária é de 40 horas semanais e os salários iniciais variam de R$3.711,56 a R$14.456,71, mais vale-alimentação, vale-transporte (opcional), auxílio-creche/babá (opcional), Plano de Saúde (opcional), Plano de Assistência Odontológica (opcional) e Plano de Previdência Privada (opcional). Os empregados da Epagri estão sujeitos ao regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Graduações exigidas

Nas vagas de nível superior, entre as graduações exigidas estão Ciências Contábeis, Administração, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Pedagogia, Serviço Social, Nutrição, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Recursos Hídricos, Engenharia de Alimentos, Economia, Turismo, Agronomia, Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Meteorologia, Biologia, Biotecnologia, Zootecnia, Matemática, Estatística e Química.

 

Inscrições

As inscrições para o concurso público da Epagri deverão ser realizadas pela Internet, das 8 horas de 22 de novembro às 16 horas de 21 de dezembro de 2022. O site para as inscrições é 2022epagri.fepese.org.br.

Os candidatos com deficiência, em razão da necessária igualdade de condições, concorrerão a todas as vagas, sendo reservado o percentual de 5% até o alcance da cota legal ou até o esgotamento da lista de aprovados como PCDs (lista especial), se a cota não for alcançada.

 

Provas

A prova escrita será aplicada no dia 29 de janeiro de 2023 nas seguintes cidades: Florianópolis, Lages, Chapecó, Canoinhas, Criciúma, Itajaí e Joinville. Ela terá duração de quatro horas para todos os cargos.

Para as funções de Pesquisador e Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural, a prova será realizada no período da manhã e terá 50 questões objetivas de língua portuguesa, língua inglesa, estatística e conhecimentos específicos do cargo, além de uma questão discursiva de conhecimentos específicos.

Para as demais funções, a prova será aplicada à tarde e terá 50 questões objetivas de língua portuguesa, raciocínio lógico e matemático, informática e conhecimentos específicos do cargo, além de uma redação de tema geral.

 

Resultados

O resultado final do concurso público da Epagri será divulgado no dia 23 de março de 2023, no site oficial. O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

“A chamada de novos empregados concursados será realizada sempre com análise prévia do Grupo Gestor de Governo (GGG) e terá como prioridade suprir as demandas mais urgentes já existentes e, na sequência, o atendimento de vagas proposto para a Epagri”, esclarece Célio Haverroth, diretor de Desenvolvimento Institucional da Empresa.

 

Curso de pré-serviço

Os candidatos aprovados e contratados pela Epagri serão convocados para o Curso de Pré-Serviço. O Pré-Serviço faz parte do estágio probatório e tem o objetivo de proporcionar ao candidato selecionado a oportunidade de conhecer a Empresa e, especialmente, o cotidiano de sua área de atuação: extensão, pesquisa ou meio.

Esse período de avaliação técnica e de perfil profissional contempla atividades teóricas, práticas e vivenciais (para algumas funções), por um período máximo de 90 dias. O candidato que não for aprovado na avaliação técnica e de perfil para o cargo terá seu contrato de trabalho rescindido. Se aprovado, o candidato será mantido por prazo indeterminado.

 

Renovação na Epagri

A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, ressalta que o concurso público representa a primeira etapa de um processo de renovação na empresa. “Essa é uma grande conquista para nossa empresa e para a sociedade catarinense. É o reflexo de muitas negociações com o Governo do Estado e representa a continuidade e o fortalecimento dos serviços de excelência que a Epagri vem prestando para a agricultura catarinense. Consequentemente, quem ganha com isso é toda a sociedade”, resume.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) é vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.

 

Dúvidas e mais informações

Para ler o edital, fazer as inscrições e tirar dúvidas sobre o concurso público da Epagri, acesse: 2022epagri.fepese.org.br.

 

Cronograma do concurso público da Epagri:

– 22 de novembro: publicação do edital

– 21 de dezembro: prazo final para inscrições

– 29 de janeiro de 2023: realização das provas

– 23 de março de 2023: divulgação do resultado

 

Quadro de vagas:

 

Fonte: Site EPAGRI

Outras Notícias