O excesso de chuvas e o forte calor favorece a proliferação do mosquito transmissor
Em apenas um mês Santa Catarina registra um aumento de 338% de casos confirmados de dengue em 2015, segundo aponta os últimos dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), divulgados nesta quarta-feira.
Segundo o diretor Eduardo Macário, o excesso de chuvas e o forte calor favorece a proliferação do mosquito transmissor. O Estado concentra ações nas cidades infestadas.
— Isso representa uma situação que está ocorrendo em todo Brasil. Temos que ficar atentos e reforçar a prevenção para evitar uma epidemia— alerta o diretor da DIVE.
A situação no Estado é de alerta. Segundo boletim divulgado no mês passado eram registrados 74 casos. Conforme dados apresentados nesta quarta-feira pela DIVE este número saltou para 324 casos confirmados.
No mês passado o boletim mapeava 1.130 focos do mosquito Aedes aegypti no estado, sendo que esse número quase dobrou chegando a 2.062 casos neste início de março. Itajaí é a cidade que concentra um maior número de casos com 276 registros.
A situação de Itajaí, que apresenta uma taxa de incidência alta e a transmissão está concentrada em determinado local, configura um surto da doença e medidas de eliminação de focos do mosquito transmissor devem ser intensificadas.
A DIVE reforçou 28 novos agentes de controle da dengue na cidade e outros 20 novos agentes são capacitados, além de 25 em Balneário Camboriú, que foram recém-admitidos.
- Por enquanto estamos conseguindo identificar e tratar mais rapidamente os casos. As equipes de saúde estão atentas aos sinais da doença e agentes concentrados na eliminação dos focos - ressalta Macário.
Casos
No Estado, até o momento foram identificados 2.062 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Entre os municípios, os que registram o maior número de focos são Chapecó (408), Balneário Camboriú (260), São Miguel do Oeste (210), Itajaí (191), Joinville (170), Xanxerê (109), Xaxim (100), Nova Itaberaba (54), Itapema (52) e Florianópolis (43).
Todos devem estar atentos aos sintomas da dengue. Quando sentir febre alta, dor nas juntas, manchas avermelhadas, dor atrás dos olhos, dor de cabeça e falta de apetite, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência imediatamente.
O Ministério da Saúde informou que 24 pessoas tiveram a morte confirmada por dengue até a segunda semana de fevereiro, no país. Mais 45 óbitos estão em investigação e podem ser confirmados ou descartados nas próximas semanas. Só o estado de São Paulo registrou 17 mortes.
Dados do ministério, até o dia 14 de fevereiro, mostram que mais da metade dos casos de dengue do país ocorreram no estado do São Paulo. Do total de 103.616 de pessoas doentes, o estado concentrou 51.849 de notificações.
Diário Catarinense