Segurança

Santa Catarina registra 11 casos de violência doméstica por hora; 51 feminicídios ocorreram no último ano

A Rede Catarina da Polícia Militar e o Botão do Pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão, também são ferramentas de apoio.

Santa Catarina registra 11 casos de violência doméstica por hora; 51 feminicídios ocorreram no último ano ACAERT

O balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina revela uma média alarmante de 11 casos de violência doméstica por hora no estado. Em 2023, foram registradas 96 mil ocorrências, incluindo crimes como ameaça, injúria, estupro e lesão corporal. No período, 51 feminicídios foram confirmados.

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (8), a delegada Patrícia Zimmerman D’Ávila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da Polícia Civil de Santa Catarina, reforça a importância da denúncia e do acesso à informação. Segundo ela, muitas vítimas ainda não identificam os sinais de violência.

“A violência é muito sutil, desde uma violência psicológica, como ameaça, até a agressão física, como empurrões, tapas e socos. São crimes que ainda acontecem com muita frequência”, alerta.

A delegada destaca que as vítimas podem registrar boletins de ocorrência em delegacias físicas ou pela internet e solicitar medidas protetivas de urgência. A Rede Catarina da Polícia Militar e o Botão do Pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão, também são ferramentas de apoio. Em 2023, houve uma redução de 10% nos casos de feminicídio no estado, tendência que segue em 2024.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, em casos de emergência, ou pelos canais da Polícia Civil: Disque Denúncia 181, WhatsApp (48) 98844-0011 e Delegacia Virtual.

Outras Notícias