Agricultura

Santa Catarina já comercializou 50% da safra de tabaco 2024/2025

Campanhas reforçam orientações sobre sementes certificadas e calendário do plantio de tabaco.

Santa Catarina já comercializou 50% da safra de tabaco 2024/2025 Santa Catarina já comercializou 50% da safra 2024/2025 - Foto: Reprodução

Foi lançada recentemente uma campanha para orientar os produtores de tabaco sobre a importância do uso de sementes certificadas e de qualidade. A iniciativa é do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) com apoio das entidades representativas dos produtores. O objetivo é garantir mais segurança na produção por meio de sementes que passam por testes de sanidade, germinação e vigor.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

Outra campanha em andamento busca conscientizar os agricultores quanto ao calendário ideal para o plantio do tabaco. A proposta é evitar perdas causadas por intempéries climáticas, como o excesso de sol nos meses de dezembro e janeiro, que comprometem a qualidade das folhas. Segundo o tesoureiro da AFUBRA, Fabrício Murini, o calendário é uma sugestão elaborada com base nas condições regionais e nas orientações técnicas das empresas.

As recomendações são resultado das discussões no grupo de sustentabilidade do setor e do Fórum Nacional da Integração do Sistema Agroindustrial (Foniagro), que reúne representantes da indústria e de produtores dos estados do Sul. O objetivo é fortalecer a integração e garantir boas práticas no cultivo.

Em relação à comercialização da safra 2024/2025, Santa Catarina já vendeu cerca de 50% da produção. No Paraná, o percentual é semelhante. No Rio Grande do Sul, a comercialização está mais lenta, com 43%, devido a fatores climáticos e atraso da indústria. A safra atual, segundo Murini, apresenta produtividade dentro da normalidade, com destaque para a variedade Virginia, de alta qualidade.

Até o momento, R$ 132 milhões já foram pagos em auxílios para produtores atingidos por granizo, o que representa 78% do total. A expectativa é que os pagamentos restantes sejam concluídos nos próximos meses.

Acompanhe os detalhes na íntegra com Jean Carlos

Outras Notícias