Agricultura

Santa Catarina é o segundo maior produtor de pinus do Brasil

Programa de Monitoramento da Vespa-da-Madeira garante controle biológico e proteção às plantações.

Santa Catarina é o segundo maior produtor de pinus do Brasil Vespa-da-madeira. Foto: Reprodução/Agro Estadão

Santa Catarina é o segundo maior produtor de pinus do Brasil, com aproximadamente 700 mil hectares de florestas plantadas.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

O sucesso do estado no setor resulta do trabalho contínuo aliado ao uso de tecnologias, como o Programa Estadual de Monitoramento da Vespa-da-Madeira, executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em parceria com outras instituições.

 

Tecnologia no combate à vespa-da-madeira

A vespa-da-madeira, inseto europeu que perfura troncos de pinus para depositar ovos, compromete o desenvolvimento das árvores. No entanto, em Santa Catarina, drones são utilizados para localizar rapidamente plantas atacadas, permitindo um diagnóstico preciso. Em seguida, aplica-se um produto biológico à base de nematoides, o Nematek, para controlar a praga.

O engenheiro-agrônomo e coordenador do Programa de Sanidade Florestal da Cidasc, Paulo Tarcísio Domatos Borba, explicou que florestas bem manejadas têm menor risco de infestação. Segundo ele, o Nematek esteriliza as larvas da vespa, impedindo a reprodução dos insetos e promovendo um controle biológico chamado de clássico.

Além disso, como destacou Borba, os nematoides continuam a se disseminar entre os insetos adultos, reforçando a proteção das florestas.

 

Orientações para produtores 

A Cidasc distribui gratuitamente o Nematek para os produtores rurais e orienta sobre as práticas de manejo necessárias. Entre as ações recomendadas estão a realização de desbaste e poda, fundamentais para evitar novos ataques.

O engenheiro-agrônomo também ressaltou que o outono e o inverno são as melhores épocas para intensificar a atenção aos sinais de infestação e realizar o controle, garantindo a sanidade das plantações.

 

Ouça Paulo Tarcísio Domatos Borba.

Outras Notícias