A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) divulgou nesta segunda-feira (4) que o estado cresceu 8,07% de 2017 para 2018. Foram comparados dados no período de janeiro a dezembro dos dois anos, no Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (Iper).
O estudo levou em conta critérios relacionados à economia de cada região do estado. Foram comparadas movimentações bancárias, de comércio exterior, de emprego e de frota de veículos, além do consumo de energia.
De acordo com os dados, o Vale do Itajaí foi a região que mais cresceu, com 11,86%. Já a a região com maior retração foi o Alto Vale do Itajaí, com -0,75%.
De acordo com a Facisc, o Iper foi criado para passar uma realidade mais atualizada da economia local ao mercado e, assim, auxiliar na tomada de decisões do setor empresarial e no monitoramento no setor público.
O primeiro balanço foi publicado nesta segunda-feira, disponível no site da Facisc. A entidade quer divulgar os dados trimestralmente.
Por G1SC