Saúde

Santa Catarina acende alerta com alta nas notificações de dengue

Estado tem 142 municípios em situação considerada como infestação pelo mosquito

Santa Catarina acende alerta com alta nas notificações de dengue Imagem: Reprodução Portal Hilab

 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) planeja lançar em breve um alerta sobre a necessidade de ações reforçadas de combate à dengue em Santa Catarina. A informação, apurada pelo Diário Catarinense, vem em um momento de alta das notificações de casos suspeitos em comparação ao início do ano passado.

Santa Catarina iniciou 2023 com 37 casos confirmados de dengue até o último dia 21, conforme balanço recém-consolidado pela Dive-SC. Em comparação ao mesmo período de 2022, houve queda de 45% no número de casos da doença (foram 67 no Estado naquela ocasião). Até aqui, também não houve mortes, assim como no começo do ano passado. Ainda assim, as autoridades de saúde mantêm preocupação.

Nas três primeiras semanas do ano passado, foram notificados 810 casos suspeitos de dengue, conforme registrado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Já no início de 2023, o número subiu para 1.011, de acordo com a Dive-SC: uma alta de 24,8%. Entre essas notificações, além das que já foram confirmadas como sendo casos de dengue, há 572 descartadas e outras 402 ainda sob suspeita.

 

Ainda em relação ao início do ano passado, Santa Catarina registrou agora um aumento no número de municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti: são 142, quantidade 20% maior do que a das três primeiras semanas de 2022, com 118 cidades nessa condição.

Mapa de municípios com infestação de focos do mosquito transmissor - Foto: Dive-SC/Reprodução

 

A classificação de infestação em um município leva em conta dois fatores: a disseminação do Aedes aegypti e a manutenção dos focos dele ao longo do tempo.

Para reconhecer o primeiro desses fatores, a Dive-SC verifica, ao encontrar um foco, se há outros em um raio de 300 metros do local, o que sinaliza a disseminação. Após dois meses, ao retornar a essa mesma área, se ainda houver focos do mosquito, entende-se que há também manutenção do vetor.

Embora haja mais cidades infestadas, houve ao menos uma queda de 17,6% no número de focos identificados em 146 municípios de Santa Catarina visitados nestas três primeiras semanas de 2023 em comparação ao período parecido de 2022: são 3.787 agora, ante 4.597 do ano passado.


Por Paulo Batistella/NSC Total

 

Outras Notícias