No próximo dia 8 de fevereiro os amantes do velho e queridinho fusca terão um compromisso especial em Rio do Sul. É que acontece a terceira edição do Volksvalley, que reunirá proprietários e carros de todo o Alto Vale e até outras regiões do estado. O evento é organizado por um grupo de amigos que tinham uma paixão em comum e desde 2011 resolveram se unir semanalmente e trocar experiências.
Segundo um dos integrantes, Dário Cani, a ideia do encontro surgiu em 2013 e além de proporcionar a confraternização de amigos também tem um caráter social. Na primeira edição do evento em 2013, foi arrecadada uma quantia em dinheiro que ajudou a custear a cirurgia de uma criança de Pouso Redondo e na segunda, o beneficiado foi o Lar da Menina em Rio do Sul. Neste ano, a instituição que será beneficiada é a APAE de Rio do Sul que ficará responsável pelo estacionamento.
Na programação do evento que inicia às 8h está a exposição de veículos, apresentação de bandas, Mercado de Pulgas, recreadora para crianças, sorteio de brindes para os presentes e completo serviço de bar e cozinha com churrasco. A entrada para o público é gratuita e para expositores o custo é de R$ 25,00.
Ele conta que a expectativa para este ano é muito boa, pois o números de participantes vem crescendo a cada edição. “Na primeira edição em 2013, que aconteceu num posto de gasolina, tivemos a participação de 156 carros e cerca de 800 pessoas. Na segunda, já passamos a realizar no pavilhão e houve 326 carros e aproximadamente 1.500. Para este terceiro encontro estamos bem confiantes que seja um sucesso”, ressaltou.
Cani lembra que depois da fundação do grupo o amor pelos fuscas cresceu ainda mais e então os amigos decidiram que era hora de ter uma sede própria que recebeu o nome de Volksvalley Garage, localizada no bairro Budag. Lá os sócios e as famílias se reúnem periodicamente, trocam informações, expõe os carros e organizam novos eventos”, disse.
O fusca
Ao criar o fusca sob encomenda, destinado a utilização militar, em 1938 o designer e engenheiro Ferdinand Porsche acabou criando uma lenda que até hoje conquista o coração de milhares de pessoas em todo o mundo. Com um projeto econômico, robusto e que não precisasse de água para refrigeração nasceu o veículo com características únicas, joviais e atraentes.
O carro se espalhou mundialmente e mesmo depois de tantos anos no mercado, existem cada vez mais grupos onde o fusca é o protagonista. “Esses grupos são destinados ao culto ao fusca. Chamamos de culto porque é exatamente isso que virou nosso amor pelo carrinho. O carro passou de veículo a objeto de cobiça, nos aproxima como amigos, reúne nossas famílias e é uma parte importante do nosso dia a dia. É uma paixão inexplicável que só tem quem tem um consegue entender”, finalizou Cani.
*Com informações Diário do Alto Vale