Esporte

Rio do Sul será sede do Parajasc na 18ª edição em maio

A realização será entre os dias 26 de maio à 1º de julho e vai reunir cerca de 2 mil paratletas com diferentes deficiências

Rio do Sul será sede do Parajasc na 18ª edição em maio Foto: Facebook/ FMD Rio do Sul

O Conselho Estadual do Esporte (CED) aprovou em janeiro as datas do calendário esportivo catarinense em 2024, confirmando a realização da 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em Rio do Sul entre os dias 26 de maio a 1º de junho. Esta será a primeira vez na história que a cidade sedia esta competição.

Desde 2017, a Prefeitura de Rio do Sul vem sendo parceria do Governo do Estado na realização de eventos estaduais. Em apenas dois anos a cidade não sediou jogos, em 2021 por conta da pandemia da Covid-19 e em 2023 por conta da enchente que afetou a cidade. O Parajasc era um desses eventos e estava agendado para acontecer na capital do Alto Vale em 2021.

A competição reúne cerca de dois mil paratletas com diferentes deficiências (física, intelectual, auditiva). A competição marca o início de uma jornada inclusiva e conta com a participação de mais de 80 a 100 municípios. Entre as modalidades que serão disputadas estão o atletismo, bocha, bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal, handebol em cadeira de rodas, judô, goalball, natação, ciclismo e xadrez.

A criação dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em 2005, marcou o pioneirismo catarinense na promoção e realização de eventos poliesportivos adaptados no país. Até hoje a competição é referência no país por revelar diversos talentos do paradesporto nacional. Muitos atletas inclusive utilizam a competição para conquistar índices e marcas nacionais e internacionais.

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul já trabalha na definição de locais de competição do evento com entidades parceiras, além de observar todo caderno de encargo do evento para atender as demandas e especificações da Federações e dos paratletas. Nas próximas semanas representantes do município e da Fesporte devem se reunir para definir mais detalhes do evento.

Outras Notícias