Segurança

Rio do Sul decreta toque de recolher para evitar "turismo de enchente" e furtos

A decisão, de acordo com o prefeito, José Thomé foi um consenso entre as Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal, na reunião do GRAC.

Rio do Sul decreta toque de recolher para evitar "turismo de enchente" e furtos GM Rio do Sul

A Prefeitura de Rio do Sul emitiu nesta segunda-feira (9) o Decreto Operação Presença. Com a medida, as pessoas que forem flagradas nas ruas entre 0h e 6h devem justificar às forças de segurança pública que, inclusive, vão intensificar as rondas, até às 22h.

A decisão, de acordo com o prefeito, José Thomé foi um consenso entre as Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal, na reunião do GRAC . A medida é para evitar o chamado “turismo de enchente”.

Thomé explica que há, inclusive a presença da cavalaria da PM para manter este reforço na segurança dos moradores de Rio do Sul neste momento.

“É inadmissível aceitar alguém pegando carro 4X4 para dar voltinha na cidade. Queremos ordem, mesmo que seja em abrigos ou casas em que pessoas são acolhidas”.

Foram determinadas rondas em toda a cidade, até mesmo locais onde não foram registradas inundações. O diretor da Defesa Civil, Renato Abreu explica que a medida procura inibir, inclusive furtos e vandalismo.

Trabalhadores também devem ser abordados: “pedimos ao cidadão que seja solícito também, sabemos que tem trabalhadores na rua, mas que é necessária esta ação para proteção de todos”.

A cidade passa por uma enchente severa, o rio Itajaí-açu estava com o nível em 10,89mt. O registro histórico já é como a quinta maior enchente, desde 1911.

Já são 386 famílias e 1.228 pessoas em 22 abrigos. A estimativa é de que 4.087 residências são atingidas e aproximadamente 11.852 pessoas desalojadas.

 

Outras Notícias