A relíquia de primeiro grau de São Carlo Acutis passará pelo Alto Vale durante a programação do Caminho do Louvor, que será realizada entre os dias 25 e 29 de agosto. Imbuia, Rio do Sul e Ituporanga estão entre os municípios que receberão a programação.
A programação contará com a presença do padre Fábio Vieira, que mantém ligação com a história de São Carlo Acutis. Conforme o diretor-presidente da Associação Caminho do Louvor, Eduardo Bittelbrunn, o sacerdote conviveu por aproximadamente um ano com a família de Carlo Acutis na Itália.
As atividades começam no dia 25, em São João Batista, no Memorial Padre Léo. No mesmo dia, haverá Santa Missa na Paróquia São Virgílio, em Nova Trento. Depois, o roteiro segue para o Alto Vale.
Segundo Eduardo Bittelbrunn, a iniciativa faz parte de uma estratégia para ampliar a divulgação do Caminho do Louvor e atrair novos peregrinos. “As pessoas, talvez, não estão vindo ao Caminho do Louvor porque não sabem que ele existe. Então, identificamos que precisávamos fazer um trabalho de divulgação”, explicou.
Imbuia recebe relíquia de São Carlo Acutis no dia 27
A passagem pelo Alto Vale começa no dia 27 de agosto, em Imbuia. A Paróquia Santo Antônio realizará a Santa Missa com a presença do padre Fábio Vieira e da relíquia de primeiro grau de São Carlo Acutis.
Durante a celebração, os fiéis também poderão participar de um momento de veneração. Conforme a organização, a relíquia será utilizada para a bênção ao final da missa. “Você aqui da região do Alto Vale vai poder participar e também venerar a relíquia de São Carlo Acutis”, afirmou o diretor-presidente da Associação Caminho do Louvor, Eduardo Bittelbrunn.
Relíquia de São Carlo Acutis estará na Missa Jovem em Rio do Sul
No dia 28 de agosto, a programação segue para Rio do Sul. O padre Fábio Vieira participará da Missa Jovem na Catedral São João Batista, que também contará com a presença da relíquia.
A atividade terá atenção especial aos jovens, público relacionado à trajetória de São Carlo Acutis. O santo ficou conhecido pelo uso da internet como instrumento de evangelização. “Isso contribui também para atrair os jovens para o caminho, não só para o Caminho do Louvor, mas para o caminho de Deus”, disse Eduardo Bittelbrunn.
Além da celebração, os participantes poderão acompanhar um momento de veneração à relíquia durante a passagem pela cidade.
Ituporanga recebe relíquia e terá abertura da Porta Santa no sábado (29)
O encerramento da programação ocorre no sábado (29), em Ituporanga. A relíquia de São Carlo Acutis também estará no município durante a passagem do padre Fábio Vieira.
Na gruta de Ituporanga, será realizada a abertura da Porta Santa, também chamada de Porta da Misericórdia. O sacerdote participará da cerimônia a convite do pároco, Frei Ângelo.
Segundo a Associação Caminho do Louvor, a abertura ocorre durante o ano franciscano jubilar e conta com autorização da Diocese. “Frei Ângelo convidou o Padre Fábio para poder fazer parte desse momento”, contou Eduardo Bittelbrunn.
Após a cerimônia, a Porta Santa permanecerá aberta aos fiéis e devotos de São Francisco de Assis até janeiro de 2027.

Padre Fábio Vieira conviveu com a família de Carlo Acutis na Itália
Com atuação em Mato Grosso do Sul, o padre Fábio Vieira mantém uma relação próxima com a história de São Carlo Acutis e com a família do santo.
Segundo Eduardo Bittelbrunn, o sacerdote conheceu mais sobre a trajetória de Carlo durante viagens à Itália. Em Assis, ele se aproximou da mãe do santo, Antonia Salzano Acutis.
Durante a pandemia, conforme relatado na entrevista, o padre conviveu por aproximadamente um ano com a família de Carlo. “Isso trouxe uma proximidade muito forte com a família do Carlo e também com todo o processo de beatificação e canonização”, relatou Eduardo.
Atualmente, o padre Fábio Vieira participa de ações voltadas à divulgação da história de São Carlo Acutis. Ele também é autor de livros sobre o santo e deverá realizar autógrafos durante a passagem por Santa Catarina.
Caminho do Louvor começa programação em São João Batista
A programação começa no dia 25 de agosto, no Memorial Padre Léo, em São João Batista. O local integra o Ramal Padre Léo do Caminho do Louvor, inaugurado no ano passado.
Ainda no mesmo dia, haverá Santa Missa na Paróquia São Virgílio, em Nova Trento. Na sequência, as atividades seguem para o Alto Vale, com compromissos em Imbuia, Rio do Sul e Ituporanga.
De acordo com o diretor-presidente da Associação Caminho do Louvor, Eduardo Bittelbrunn, o convite ao padre Fábio Vieira integra o trabalho de divulgação da rota. “Ele vem do dia 25 ao dia 29 justamente com esse objetivo e, naturalmente, onde vai, leva o carisma de São Carlo Acutis”, afirmou.
Mais informações sobre horários e locais da programação estão disponíveis nas redes sociais do Caminho do Louvor, pelo perfil @caminhodolouvor.
Confira os detalhes na reportagem de Jaciara Oliveira:
Padre Fábio Vieira com Relíquia de São Carlo Acutis. Foto: ASCOM / Padre Fábio Vieira