A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) repetiu o feito do ano passado e voltou a ser apontada como a melhor universidade do Estado e a sétima melhor no país, conforme o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado ontem.
A federal é, pelo terceiro ano seguido, a única catarinense a figurar entre as 50 melhores instituições brasileiras. Realizado anualmente desde 2012, o RUF avalia as 192 universidades brasileiras a partir de cinco indicadores: qualidade e volume de pesquisa acadêmica, internacionalização, qualidade de ensino, inovação e avaliação do mercado de trabalho.
UDESC CONTESTA O RESULTADO
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), segunda maior instituição pública de SC, perdeu 13 posições e agora é considerada a 68a da lista. Neste ano, pela primeira vez, a instituição foi ultrapassada por uma organização privada: a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que embora tenha perdido cinco posições, ficou com o 65o lugar.
Como ocorre desde
A Universidade da Fronteira Sul (UFFS), instituição pública que tem sede em Chapecó e mais cinco polos no RS e no PR, foi apontada como a 153a do ranking nacional e a 9a melhor de SC. A universidade, que foi inaugurada em 2010, subiu 30 posições entre 2012 e 2014.
Veja a classificação das universidades catarinenses:
7º - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
65º - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
68º - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
76º - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
99º - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
105º - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
126º - Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
148º - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
153º - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
158º - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
168º - Universidade do Contestado (UNC)
185º Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
192º - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)