Geral

Radar meteorológico de Lontras volta a operar após substituição de peças

Radar meteorológico de Lontras volta a operar após substituição de peças Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação / Reprodução Internet)

O radar meteorológico de Lontras, no Vale do Itajaí, voltou a operar após cerca de cinco meses inoperante por um problema na fonte de alimentação, constatado em 19 de janeiro.

Ele começou a emitir imagens na terça (9), segundo a Defesa Civil. Neste final de semana, começaram a ser divulgadas imagens feitas por ele sobre as condições climáticas do estado e informações sobre as áreas atingidas por maior precipitação de chuva.

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina  e da empresa fabricante começaram a fazer a substituição dos componentes eletrônicos estragados na segunda-feira (8). De acordo com a Defesa Civil, apesar de já estar funcionando normalmente, o equipamento passa por testes para verificar o funcionamento das novas peças colocadas.

O equipamento possui cobertura de 77% do território do estado. Ele tem capacidade de fazer uma leitura e varredura de até 400 quilômetros de raio em linha reta e leitura específica em 200 quilômetros de raio.

O problema na fonte de alimentação, que é um complexo circuito de conversão de potência, fabricado nos Estados Unidos, foi constatado no dia 19 de janeiro.

Segundo a Defesa Civil, o conserto demorou a começar, pois a fabricante não tinha as peças que estavam estragadas em estoque e as novas precisaram ser fabricadas. Para evitar problemas semelhantes no futuro, um conjunto de peças reservas foi adquirido e a entrega deve ocorrer até setembro.

G1SC

 

Outras Notícias