A principal motivação da Convenção Estadual do PSD, marcada para hoje, a partir das 19 horas, não será a renovação do Diretório Regional, já definido por consenso. O evento deverá marcar a arrancada dos pessedistas para as eleições municipais de 2016.
A primeira diretriz já foi fixada: o PSD terá candidatos a prefeito em todos os municípios que contarem com canal de televisão. É considerado a melhor ferramenta para consolidar sua posição no Estado.
A nominata dos pré-candidatos tem nomes definidos, mas também algumas surpresas. Em Blumenau, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, por exemplo, o PSD tem dois nomes fortes para concorrer à Prefeitura: o deputado estadual Jean Kuhmann, que concorreu no último pleito; e o deputado federal João Paulo Kleinubin, atual secretário da Saúde, que assumiu a presidência do Diretório Municipal. Mas está sendo articulado um nome novo, do empresário Ronaldo Baungarten, que deverá se filiar ao partido nas próximas semanas.
Em Florianópolis, Cesar Souza Junior vai à reeleição, o que também ocorrerá com Adeliana Dal Pont, em São José. Em Joinville, o nome natural é do deputado Darci de Matos. Mauricio Eskudlark, também deputado estadual, vai concorrer em São Miguel do Oeste. Chapecó poderá ter a candidatura do deputado federal João Rodrigues. Em Lages, o candidato natural é o ex-deputado Antônio Ceron.
O comando do PSD tem projetos alternativos, em coligações, em outros importantes municípios. Deve apoiar o ex-deputado Paulo Bornhausen, do PSB, para a Prefeitura de Itajaí; o deputado Ricardo Guidi, do PPS, em Criciúma; e Carlos Stüpp, do PSDB, em Tubarão.
Fonte: Blog Moacir Pereira