Geral

Prova de Vida do INSS volta a ser obrigatória

Prova de Vida do INSS volta a ser obrigatória Foto: Divulgação / Reprodução

 

A prova de vida volta a ser obrigatória a partir desta terça-feira (1) para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício.

A prova de vida pode ser feita na agência bancária onde o segurado recebe o pagamento, mas também pode ser feita sem sair de casa, via aplicativo.

Segundo o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, "a grande maioria" conseguirá fazer o procedimento sem sair de casa.

Em entrevista à rádio CBN, ele informou que cerca de 24 milhões de pessoas do universo de 35 milhões de segurados do INSS já fizeram a prova de vida. Faltam, portanto, um número em torno de 11 milhões.

PROVA DE VIDA DIGITAL

Cerca de 5,3 milhões de beneficiários foram escolhidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social para fazer a prova de vida por biometria facial. O INSS, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro, iniciou em fevereiro um projeto piloto para que esses segurados façam a prova de vida sem sair de casa. Assim, a prova de vida digital não é destinada a todos os públicos neste primeiro momento.
Nesse caso, é possível fazer a prova de vida usando apenas um aplicativo, o Meu gov.br https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br

 

Outras Notícias