Assembleia da categoria aceitou proposta do governo de reabrir negociação sobre a carreira
Está suspensa a greve dos professores estaduais. Assembleia da categoria na tarde desta quarta-feira, em Chapecó, decidiu aceitar os termos da proposta do governo e dar uma pausa ao movimento grevista iniciado em 24 de março. Na próxima segunda-feira, os professores que aderiram à paralisação retornam às aulas.
Pela decisão, a greve pode ser retomada se os ítens propostos pelo governo não foram concretizados. Cerca de 3 mil professores participaram da assembleia nesta quarta, que decidiu por maioria a suspensão da greve. Também estavam na pauta do governo a revisão do decreto que impede progressão na carreira dos professores com mais de cinco faltas injustificadas e o abono das faltas relativas a greves e manifestações desde 2011.
Conforme informações da RBS TV, houve princípio de confusão durante a assembleia no Oeste. Um grupo de professores contrários ao fim da paralisação arremessou copos e garrafas no local em que a reunião ocorria, no pavilhão da Efapi.
Em nota, a Secretaria de Estadual de Educação informou que irá publicar na semana que vem uma portaria com as diretrizes para a reposição das aulas perdidas durante o período de greve. A secretaria se comprometeu também realizar a primeira reunião para discutir o novo Plano de Carreira ainda na próxima segunda-feira, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Santa Catarina (Sinte-SC).
Uma nova assembleia estadual dos professores está marcada para o dia 5 de agosto.
Diário Catarinense