Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do Circuito Agro BB – Gestão das Propriedades Rurais – que o Banco do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), vinculado à FAESC, vão desenvolver nos meses de junho a agosto em Santa Catarina.
O objetivo dessa parceria é levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural para produtores rurais para melhorar a gestão da atividade e, com isso, aumentar os resultados econômicos. O tema dominante será a cadeia produtiva da bovinocultura de leite.
Serão realizados 15 eventos e cada edição do circuito terá duração de oito horas, com turmas entre 25 a 30 participantes. O conteúdo programático está distribuído nos módulos técnico, gerencial e crédito rural.
O evento será divido em três módulos distribuídos no decorrer da carga horária. O Módulo Técnico compreende as principais cadeias produtivas da região onde será realizado o evento. A Administração Regional do Senar determinará os assuntos técnicos a serem apresentados nas 4 horas de duração.
O Módulo Gerencial, com duas horas de duração, abordará as questões de gerenciamento da atividade rural, com foco em receitas, componentes do custo (custo operacional efetivo, custo operacional total e custo total), entendendo o fluxo de caixa, diferenças entre os custos de produção e o fluxo de caixa. Também entrará na pauta a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) prestada pelo SENAR em Santa Catarina.
O Módulo Crédito Rural abordará, nas duas horas finais, o que o produtor rural precisa para acessar o crédito rural e quais as principais linhas de crédito disponíveis.