Saúde

Presidente da Ucavi diz que quer eliminar o transporte de pacientes para fora do Alto Vale

De acordo com ele, a estrutura dos hospitais da região pode ser utilizada e credenciada para os serviços da população.

Presidente da Ucavi diz que quer eliminar o transporte de pacientes para fora do Alto Vale Imagem Ilustrativa/ Saúde Ituporanga. Foto: Arquivo Rádio Sintonia

O Presidente da União de Câmaras do Alto Vale (Ucavi), Valdemar Schaefer, afirmou, em entrevista à Rádio Sintonia, que quer eliminar o transporte de pacientes para fora do Alto Vale.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

De acordo com ele, a estrutura dos hospitais da região pode ser utilizada e credenciada para os serviços da população. A demanda surge a partir do encaminhamento de casos de saúde para o Hospital dos Imigrantes, em Brusque, por exemplo.

 

Credenciamento de entidades pode diminuir viagens para fora da região

Valdemar Schaefer afirmou que as entidades de saúde da região podem ter condições de realizar os devidos atendimentos. “Facilita se Ituporanga se credenciar por duas cirurgias, Ibirama por mais duas cirurgias, Presidente Getúlio, por mais duas... Nós podemos ter a nossas cirurgias de alta complexidade e tudo pelo Alto Vale”, disse.

Com a ampliação do Hospital Regional, em Rio do Sul, o atendimento qualificado também ficará disponível e de mais fácil acesso “Estão com plano de construir mais uma torre, de implantar oncologia com mais atendimento”, afirmou Valdemar. Outro hospital com atendimento ampliado é o Samária, também na Capital do Alto Vale.

 

Ucavi vai solicitar audiência com secretário estadual de saúde

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estabeleceu um plano para zerar a fila de espera de alguns serviços de saúde. Por isso, Valdemar argumenta que o objetivo é criar um combinado com o secretário de saúde e com o governo para viabilizar os atendimentos de cirurgias e de outros casos.

A demanda da Comissão da Saúde da Ucavi nasceu a partir de casos relatados por pacientes das cidades mais extremas do Alto Vale destinados à consultas e exames em Brusque, no Hospital dos Imigrantes, o que gera demora no agendamento e nos retornos de consultas.

“Nós temos de conversar com o secretário da saúde do estado de Santa Catarina, vamos marcar uma audiência para que ele credencie esses hospitais, que busque o entendimento, para que os nossos pacientes não sofram esse transporte até Brusque”, disse o presidente da entidade.

Ouça a fala na íntegra:

Outras Notícias