Nesta quarta-feira (21), em entrevista à Sintonia, o atual prefeito em exercício de Chapadão do Lageado, Cristiano Montebeller, falou sobre os primeiros dias à frente da administração municipal. Ele assumiu o cargo na última sexta-feira (16), cumprindo um acordo firmado na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, da qual é presidente.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA E REGIÃO NO WHATSAPP
“Muito feliz com essa oportunidade. Desde já, agradeço ao nosso prefeito e ao vice. Isso foi acordado ainda em fevereiro, quando assumi a presidência da Câmara. Eles disseram que, em maio, eu assumiria a prefeitura para que eles pudessem ir a Brasília”, explicou.
Cristiano destacou que os primeiros dias foram de alinhamento e visitas às secretarias para entender melhor o funcionamento interno da administração.
Acompanhamento nas secretarias
Na Secretaria de Agricultura, conversou com o secretário Márcio e acompanhou as demandas da obra do PAMEC, que hoje terceiriza caçambas para entrega de cascalho. Segundo ele, a escavadeira já atendeu 75 das 180 propriedades cadastradas e a demanda segue crescendo.
“O serviço está funcionando bem. O secretário até me pediu para cobrar do prefeito quando ele voltar, para tentar ampliar os atendimentos, sempre com responsabilidade fiscal”, afirmou.
Na Assistência Social, visitou a secretária Marleide, que também é vereadora, e destacou que, após dificuldades no início da gestão, a secretaria está agora organizada. Já na Educação, acompanhou reparos na Escola Professor Verny Passig, principalmente na praça de alimentação, onde será instalado um forro para evitar que pássaros acessem o local onde os alunos se alimentam.
Também conversou com o secretário de Esportes, Rafael Herth, que anunciou o início do Campeonato de Futebol de Campo Sub-20 para o dia 1º de junho, após um pequeno atraso por questões estruturais.
Obras e melhorias
Cristiano também comentou as obras em andamento na infraestrutura. Destacou a início da obra da nova UBS, previsto para segunda-feira (26), e mencionou ações de patrulhamento e cascalhamento iniciadas já na última sexta-feira (16) na comunidade de Figueiredo, na divisa com Ituporanga.
“O pessoal brinca que mudei a prefeitura para Figueiredo, mas é que realmente havia uma demanda represada lá. Conversei com o Eugênio e o André, e ficou acertado que essa frente de trabalho aconteceria nesse período em que eu estivesse no comando”, esclareceu.
Além de Figueiredo, a prefeitura também atende outras regiões como Tifa dos Marquês e áreas com pedidos de melhoria de acessos. Cristiano reforçou que o objetivo é priorizar os locais com maior necessidade e difícil acesso, mesmo sabendo que o tempo é curto para atender toda a demanda.
Mandato interino
Cristiano Montebeller permanece como prefeito até a próxima sexta-feira (23), quando o prefeito Eugênio e o vice-prefeito André retornam de viagem a Brasília.