Segurança

Polícia Militar catarinense receberá robô antibomba

Polícia Militar catarinense receberá robô antibomba Foto: Reprodução

A Polícia Militar de Santa Catarina vai receber na próxima terça-feira (14) um robô antibomba Teodor, que será transferido do governo federal para ações de combate à criminalidade. 

O ato de doação será às 13h, com a presença do comandante da PM, cel. Araújo Gomes, do secretário Nacional de Segurança Pública interino, Freibergue do Nascimento e do Diretor da Força Nacional de Segurança Púlbica, coronel Antônio Aguinaldo de Oliveira.

A PM deu mais informações sobre o novo robô: 

“Com uma estrutura que pode chegar a dois metros de altura, o equipamento, que pode ser controlado remotamente a um quilômetro de distância do local da intervenção, foi adquirido pelo Governo Federal e cedido à PMSC por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ele vem equipado com câmeras de alta definição capazes de identificar e manusear objetos estranhos com segurança e nas mais diversas situações.

Caso as equipes do Comando de Operações de Busca, Resgate e Assaulto (Cobra), que é o grupo especializado para agir em intervenções envolvendo explosivos, detectem algo suspeito, poderão utilizar o robô para acessar o perímetro de risco. 

O equipamento também pode ser utilizado em outras situações, como casos envolvendo armas químicas, biológicas ou durante a negociação com alguém que porte uma arma de fogo.”

 

Por Moacir Pereira

NSC Total

 

Outras Notícias