Geral

Peninha solicita a construção de uma penitenciária no Alto Vale

Peninha solicita a construção de uma penitenciária no Alto Vale Divulgação

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) reivindicou, na manhã desta quinta-feira (22), que seja construída uma penitenciária para atender aos 28 municípios que compõem o Alto Vale do Itajaí. A solicitação chegou ao gabinete do parlamentar, em Brasília, por meio de uma Carta Aberta, em que a equipe técnica do Presídio Regional de Rio do Sul expõe a situação preocupante da unidade, localizada na Serra Canoas – só no último final de semana, quatro detentos fugiram.

O presídio, erguido para abrigar 201 pessoas, foi inaugurado em 2009 já com sua lotação máxima. Hoje, há mais de 400 detentos na unidade. “Há um projeto para a ampliação do prédio, mas não concordo com isto. Presídios deveriam servir para abrigar temporariamente os detidos, não para o cumprimento da pena.

Simplesmente aumentar o numero de vagas não é a solução”, defendeu Peninha. Estima-se que 60% dos presos em Rio do Sul já tenham sentença condenatória.

O documento enviado ao parlamentar justifica a construção de uma penitenciária com base nos números da região abrangida. A unidade atenderia 28 cidades, onde há oito comarcas, quatro Secretarias de Desenvolvimento Regional, somando aproximadamente 300 mil habitantes.

A ideia inicial é que seja aproveitado o terreno do Presídio Regional de Rio do Sul – 42,5 hectares –, que já pertence ao Estado.

“A transferência de detentos da nossa região para penitenciárias mais distantes, dificulta as visitas da família. Sem o apoio dos parentes e amigos, o preso acaba sendo adotado pelo crime organizado, e sai da cela ainda mais perigoso do que entrou. O objetivo da cadeia é ressocializar o delinquente, não é? Pois então é nisso que nós temos que investir”, finalizou o deputado.

A Carta Aberta, endereçada às principais lideranças do Alto Vale, tem a assinatura de 35 integrantes da equipe técnica do presídio, formada por Agentes Penitenciários e Policiais Militares da Reserva.

O pedido do deputado Peninha foi encaminhado ao Governador Raimundo Colombo e ao Secretário de Justiça e Cidadania, Sady Becker Junior.

 

Outras Notícias