A possível extinção da 20ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Ituporanga tem gerado preocupação entre as autoridades locais. De acordo com informações preliminares, a Delegacia de Investigação Criminal (DIC) e a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) permanecerão na comarca, enquanto a 20ª DRP poderá ser desativada.
Em resposta, vereadores de Petrolândia planejam apresentar uma moção na Assembleia da União das Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UCAVI), buscando o apoio de parlamentares da região para impedir a extinção da delegacia regional.
Em Ituporanga, o vereador Neto Paes (MDB) acompanhado do deputado estadual Jerry Comper (MDB), reuniu-se com o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, em Florianópolis. Durante o encontro, foi assegurado que a DIC e a DPCAMI continuarão operando em Ituporanga. Contudo, estudos em andamento indicam que a 20ª DRP pode ser subordinada à delegacia de Balneário Camboriú, o que preocupa as lideranças locais.
Neto Paes enfatizou a importância de manter a estrutura atual da delegacia regional e afirmou que novas mobilizações serão realizadas caso haja qualquer medida que possa enfraquecer a segurança pública no município. Ele também agradeceu ao deputado Jerry Comper e ao delegado-geral Ulisses Gabriel pelo diálogo aberto e pela atenção às demandas da região.
Acompanhe mais detalhes com João Sérgio.