Saúde

Mais de seis mil doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas em Ituporanga

Número representa pouco mais de 40% da população apta à imunização.

Mais de seis mil doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas em Ituporanga Arquivo/Rádio Sintonia

O estado de Santa Catarina registra um aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave e, em Ituporanga, o cenário não é diferente.

RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

De acordo com a secretária de saúde do município, Aline de Abreu Postais, a prevenção das doenças respiratórias é o caminho para melhorar a situação de ocupação de leitos de hospital e reduzir os atendimentos por conta dos vírus que se fortalecem durante esta época do ano. “A gente abriu a agenda das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e deixamos em demanda livre para que as pessoas tenham o acesso mais rápido ao atendimento”, afirma.

Outra medida importante é a vacinação. “Nós não temos como prevenir qualquer tipo de doença se a gente não estiver imunizado”.

Vacina da gripe e contra Covid-19 não é a mesma

A vacina contra os vírus de gripe não é a mesma que previne contra o Covid-19. Isto porque os vírus são diferentes. A sala de vacinas da unidade central de saúde de Ituporanga, atualmente, oferta os dois imunizantes.

“Hoje nós estamos com a campanha de vacina da gripe, então é a campanha que a gente tá mais focado, mas, as pessoas que tiverem interesse e vir fazer qualquer outra vacina, a gente está à disposição para imunização”, afirmou a secretária.

Além disso, ela reforça que a vacina do Covid é obrigatória por determinação do Governo Federal e, portanto, crianças e adolescentes precisam tomá-la.

Mesmo assim, a secretaria de saúde não força ninguém a tomar as doses, contanto que o adulto responsável assine um termo. “A gente não vai obrigar ninguém a fazer a vacinação. Os nossos profissionais vão orientar e, se a pessoa se recusar a tomar qualquer tipo de imunizante, ela vai estar assinando o termo de recusa. A gente quer deixar bem claro as pessoas que nenhum momento o nosso os profissionais vão fazer qualquer tipo de vacina, que a pessoa não aceitou”, reforça Aline. “Toda criança e adolescente tem o seu direito garantido pelo ECA, mas os pais, os responsáveis também tem os seus direitos. E eles têm o direito de aceitar ou não a o imunizante. A partir do momento que essa recusa é assinado, nós, como profissionais, temos que informar ao conselho tutelar porque esse direito foi retirado da criança”, complementa.

43% da população de Ituporanga está vacinada

Os dados divulgados nesta quarta-feira (18) em Ituporanga mostraram que mais de 6 mil doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas na cidade. O número corresponde a 43% do total.

“A vacina da gripe está disponível para toda a população desde abril”, informa Aline. Por isso, a partir dos 6 meses de idade, qualquer pessoa pode se vacinar de maneira gratuita.

Além disso, em julho, a secretaria pretende estender a campanha para os bairros da cidade para ficar mais próximo da população. “Nossa equipe da sala de vacinas vai estar trabalhando aos sábados, no período da manhã. E, em cada unidade de saúde, a gente vai ter um sábado aberto para poder ter uma quantidade de pessoas mais imunizadas”, finaliza a secretária.

Ouça a reportagem com Berta Thiesen:

Outras Notícias