Política

Mais de 700 seções têm filas e 46 urnas são substituídas em Santa Catarina

Balanço parcial do TRE-SC aponta filas com mais de 40 eleitores.

Publicidade
Mais de 700 seções têm filas e 46 urnas são substituídas em Santa Catarina Filas em Alfredo Wagner. Foto: Jonas Alves / Sintonia FM

Mais de 700 seções eleitorais de Santa Catarina registravam filas com mais de 40 pessoas durante a votação deste domingo (4). Além disso, 99 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas haviam sido contabilizadas no estado. As informações foram divulgadas próximo das 13h. 

Os dados fazem parte do balanço parcial das Eleições 2026 apresentado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Roberto da Silva.

Santa Catarina possui 17.536 seções eleitorais e 5.725.753 pessoas aptas a votar. Conforme o levantamento, 722 seções apresentavam filas com mais de 40 eleitores, o equivalente a 4,17% do total.

Apesar das ocorrências, a Justiça Eleitoral informou que a votação seguia dentro da normalidade no estado.

 

Filas com mais de 40 eleitores atingem 722 seções

A formação de filas aparece entre os principais pontos acompanhados pelo TRE-SC durante este primeiro turno.

Segundo o balanço parcial, 722 seções tinham mais de 40 pessoas aguardando para votar. Dessa forma, a situação atingia pouco mais de quatro em cada 100 seções eleitorais catarinenses.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve os números dos candidatos anotados em papel. A medida ajuda a reduzir o tempo necessário para registrar os votos na urna.

Após votar, o presidente do TRE-SC também comentou sobre a recomendação. “Eu votei rapidamente porque tinha todos os números anotados. O lembrete ajuda muito”, afirmou o desembargador Carlos Roberto da Silva.

 

Santa Catarina registra 99 ocorrências com urnas eletrônicas

Além das filas, o TRE-SC contabilizou 99 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas até o momento do balanço.

Desse total, 46 urnas precisaram ser substituídas. As equipes técnicas conseguiram solucionar os outros 53 casos sem trocar os equipamentos.

Segundo a Justiça Eleitoral, os registros são pontuais diante da estrutura mobilizada para as eleições em Santa Catarina.

O estado utiliza milhares de urnas para atender as 17.536 seções eleitorais distribuídas pelos municípios catarinenses.

 

TRE-SC acompanha filas e urnas durante votação

O Tribunal Regional Eleitoral mantém o acompanhamento das seções durante todo o período de votação.

Com isso, novas ocorrências envolvendo urnas e alterações no número de locais com filas podem aparecer nos próximos balanços.

Os números divulgados são parciais e correspondem ao cenário registrado durante a manhã deste domingo. O TRE-SC deve atualizar os dados conforme avançar a votação do primeiro turno das Eleições 2026.

Publicidade

Outras Notícias