O movimento de eleitores formou filas em algumas das nove seções instaladas na Escola de Educação Básica Roberto Moritz, em Ituporanga, na manhã deste domingo, dia 4. O local está entre os principais pontos de votação do município.
Por volta das 10h, a reportagem da Sintonia FM acompanhou a movimentação e verificou filas principalmente em seções mais antigas, que concentram também eleitores de maior idade.
Em um dos casos acompanhados pela reportagem, um eleitor levou cerca de cinco minutos para concluir os seis votos.
Eleitor é convocado para trabalhar como mesário
Uma situação diferente também ocorreu antes do início da votação no Roberto Moritz.
Segundo informações apuradas no local pela Sintonia FM, um dos mesários escalados não compareceu. Diante da ausência, um eleitor que aguardava para votar foi convocado para integrar a mesa e permitir o andamento dos trabalhos.
O caso foi comunicado à Justiça Eleitoral. O mesário que não compareceu deverá posteriormente justificar a ausência.
Colinha ajuda a reduzir dúvidas na urna
Com seis cargos em disputa neste primeiro turno, a orientação é que o eleitor leve uma anotação com os números dos candidatos para facilitar a votação.
A reportagem acompanhou eleitores utilizando a chamada “colinha” durante a manhã. Mesmo com os números anotados, algumas pessoas apresentaram dúvidas sobre o funcionamento da urna.
Nessas situações, o eleitor pode pedir orientação aos mesários sobre como utilizar o equipamento, mas os responsáveis pela seção não podem indicar candidatos ou interferir na escolha do voto.
Sintonia acompanha votação em Ituporanga e região
A Sintonia FM segue acompanhando durante este domingo a movimentação nos locais de votação de Ituporanga e dos demais municípios da região.
A cobertura das Eleições 2026 ocorre pelo 94,7 FM e pelas redes sociais. Após o fechamento das urnas, às 17h, a emissora também acompanha a apuração dos votos ao vivo no Facebook e YouTube.
A reportagem é de Josué Eger.
Urna Eletrônica. Foto: Berta Thiesen / Sintonia FM