Saúde

Mais de 2000 crianças estão internadas com síndrome respiratória aguda grave em Santa Catarina

Autoridades de saúde alertam para a necessidade da imunização antes do inverno.

Mais de 2000 crianças estão internadas com síndrome respiratória aguda grave em Santa Catarina Vacinação contra a gripe está disponível. Foto: CDC / Pexels

Com a chegada do frio, autoridades de saúde do Alto Vale intensificaram o alerta para a vacinação contra a gripe. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde, Josiane Verdi Shcaade, o número de internações por influenza A tem aumentado em 2025, especialmente entre crianças.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP

No estado, mais de 2.000 pessoas estão internadas com síndrome respiratória aguda grave. Apenas na ala infantil do hospital Joana de Gusmão, por exemplo,  mais de 200 internações foram registradas em abril, com 37 crianças necessitando de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

Casos no Alto Vale já preocupam autoridades

Embora a maior parte das internações esteja concentrada em cidades litorâneas como Joinville e Florianópolis, o Alto Vale também já registra casos de internação por síndrome respiratória aguda grave. “É o início da temporada de doenças respiratórias e precisamos estar atentos”, alertou Josiane.

A profissional reforçou que, além da influenza, a covid-19 e a bronquiolite em crianças também preocupam no período de inverno. Portanto, manter as vacinas em dia é uma das melhores formas de prevenção.

 

Vacinação contra covid-19 também é recomendada

Além da gripe, a vacinação contra a covid-19 para crianças menores de cinco anos também está disponível no calendário vacinal. Josiane lembrou que a vacina contra a covid-19 é segura e essencial para evitar casos graves da doença.

Segundo ela, a vacina da gripe é atualizada anualmente conforme os vírus que circularam no ano anterior. Assim, mesmo quem tomou a vacina no ano passado precisa receber a nova dose em 2025. Todas as unidades de saúde dos municípios do Alto Vale estão abastecidas com as vacinas.

 

Ouça a reportagem com Vanessa Montibeller.

Outras Notícias