Empossado por uma decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquanto se defende de um processo de cassação o prefeito de Vidal Ramos Laércio da Cruz (PMDB) será diplomado na tarde desta terça-feira (17) às 15h. A diplomação será concedida pela 39ª Zona Eleitoral, na sede do Cartório Eleitoral em Ituporanga. O prefeito será acompanhado do vice-prefeito Helmut Stoltenberg (PP), que também receberá o diploma para mais um mandato.
Os dois continuarão no cargo por força da decisão liminar concedida pelo presidente do TSE, o ministro Gilmar Mendes no dia 30 de dezembro de 2016. “Conforme a gente recebeu a orientação das autoridades, da Câmara de Vereadores, dos partidos políticos, eu já tomei posse no dia 1º, por força de liminar, do mandado de segurança expedido pelo presidente do TSE. O juiz da comarca entendeu que eu poderia tomar posse e agora dia 17 vai ser feita a diplomação”, disse o prefeito.
Laércio da Cruz e Helmut Stoltenberg foram condenados em primeira instância por extrapolar os gastos com publicidade institucional em ano eleitoral. Eles recorreram da decisão, mas a Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) manteve a decisão inicial que prevê a realização de novas eleições no município. O prefeito teve os direitos políticos cassados enquanto o vice foi absolvido da perda dos direitos políticos. A defesa recorreu para a instância federal e ainda aguarda uma decisão para a manutenção definitiva do mandato. “A gente tem respeitado as decisões judiciais, devemos respeitar as decisões judiciais, devemos discutir e recorrer as instâncias competentes”, declarou.
Os dois venceram as eleições municipais em 2016 por 49 votos de diferença. Laércio comenta que o diploma que receberá na terça-feira e que dará o direito de exercer o segundo mandato consecutivo tem uma grande importância. “Na verdade, é um reconhecimento pelo trabalho que a gente fez, das pessoas que nos apoiaram, da administração que a gente fez […] tem um significado muito importante”, afirmou.
Agora com a confirmação da diplomação, o prefeito de Vidal Ramos ficará focado na equipe de governo, e uma das primeiras preocupações será confirmar um novo nome para a Secretaria de Saúde. A psicóloga Adriana Barni
Boing, que comandou a pasta por quatro anos deixou o cargo. “Em virtude dessa situação jurídica a gente não teve tempo para analisar nomes, não sabíamos como ia ficar a situação. Mas a Saúde como é prioritária devemos já na próxima semana ter o novo nome, temos algumas pessoas em vista, estamos estudando”, comentou
Mesmo sem a confirmação de um Secretário de Saúde, Laércio garante que o município terá condições de oferecer os serviços à população. Os trabalhos de agendamentos de exames e viagens, o atendimento médico na Unidade Básica de Saúde, assim como a entrega de remédios na Farmácia Básica serão retomados nesta segunda-feira (16). As consultas odontológicas também voltarão a ser agendadas.
A prefeitura também retomará o expediente normal nesta segunda-feira com o horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Diário do Alto Vale