O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. Para se alistar, os jovens que completam 18 anos em 2011 devem se dirigir até a Junta de Serviço Militar da cidade. O prazo para fazer o alistamento começou no dia primeiro de janeiro, e encerra no dia 30 de abril.
Eliana Damam Costa que é secretária da Junta do Serviço Militar de Ituporanga, explica que para fazer o alistamento é necessário que o jovem leve, duas fotos 3×4 (atuais e simples, com fundo branco, camiseta de cor única), RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, originais e copias.
A obrigatoriedade do alistamento é para o sexo masculino, mas as mulheres podem ingressar voluntariamente, caso queiram. É permitido que as mulheres prestem o serviço militar desde que seja de forma voluntária, obedecendo aos critérios de conveniência e oportunidades que surgirem em cada uma das Forças Armadas. Elas desempenham os mesmos cargos e nas mesmas condições que os oficiais do sexo masculino. Mas apesar de ainda ser voluntária a obrigatoriedade do alistamento feminino está sendo estudada, lembra Eliana.
Para quem acha que o alistamento militar não tem importância, a secretária da Junta do Serviço Militar de Ituporanga explica quem ficar em débito com o Serviço Militar pode ter conseqüências desagradáveis, pois não vai poder prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.
Para regularizar a situação caso o jovem tenha perdido o prazo, o valor da a ser pago é de R$ 1,38 e deve ser paga no Banco do Brasil.
As pessoas portadoras de necessidades especiais, incapazes para a prestação do serviço militar, estão isentas e devem solicitar o Certificado de Isenção. Já as pessoas que tiverem deficiência temporária vão receber apenas o Certificado de Dispensa de Incorporação. Mas é obrigatório o comparecimento para a realização do alistamento.
Em Ituporanga são esperados cerca de 250 jovens para fazer o alistamento.
A Junta do Serviço Militar de Ituporanga, fica situada na Rua 14 de Fevereiro, junto ao Demutran. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h as 17h.
Por: Adriane Rengel