O município de Ituporanga vai distribuir quase R$ 207 mil da Lei Aldir Blanc para apoiar artistas locais. A verba federal será aplicada ainda neste ano e deve beneficiar músicos, artesãos, escritores, atores e outros profissionais da cultura.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
Para discutir como os recursos serão distribuídos, a Secretaria de Esporte e Cultura realizará uma audiência pública nesta terça-feira (27), às 19h, na Câmara de Vereadores. A comunidade artística é convidada a participar e colaborar na construção do edital.
Quem pode participar da seleção
De acordo com o secretário de Esporte e Cultura, Edésio Bilck Neto, podem concorrer aos recursos artistas de diferentes áreas. Estão incluídos músicos (como bandas, duplas e cantores solos), artesãos, artistas plásticos, escritores, atores e demais criadores culturais do município.
A intenção é garantir que o edital seja amplo, justo e acessível. Por isso, a participação na audiência pública é considerada fundamental para aperfeiçoar os critérios.
Contrapartida cultural será exigida
Segundo o secretário, os artistas contemplados precisarão oferecer uma contrapartida gratuita à comunidade. A proposta é que entre 30 a 40% do valor recebido seja devolvido em forma de serviços culturais.
“Por exemplo, um músico que receber R$ 5.000 pode se apresentar em eventos públicos organizados pela prefeitura, como o Domingo no Parque”, explicou Edésio. A medida busca beneficiar não só os artistas, mas também a população, que poderá desfrutar de atividades culturais gratuitas.
Ouça o que diz o secretário.