Ituporanga está sediando o Encontro Estadual dos Santuários de Santa Catarina, reunindo reitores e coordenadores de mais de 25 santuários do estado. A recepção ocorreu ontem no Seminário São Francisco de Assis, com uma missa de abertura. Nesta terça-feira (25), a programação segue com palestras no Clasen em Park Hotel.
O encontro tem como principal objetivo promover a troca de experiências entre os responsáveis pelos santuários e discutir temas essenciais, como a pastoral do turismo. Segundo o coordenador estadual dos santuários, padre Ederson, a iniciativa busca melhorar a estrutura de acolhimento aos fiéis e peregrinos, além de fortalecer a missão dos santuários como espaços de devoção e celebração.
Entre os palestrantes, Eduardo Bitelbrum, presidente da Associação Caminho do Louvor e diretor de Rotas Peregrinas da Rede Brasileira de Trilhas, aborda a importância das rotas de peregrinação em Santa Catarina. Ele destaca que o turismo religioso tem crescido no estado e que a estruturação de caminhos religiosos pode impulsionar a economia e valorizar a cultura local.
E nesta quarta-feira (26), o município de Ituporanga será palco do 1º Fórum Regional Santa Catarina Destino de Fé, a ser realizado no Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor. O evento tem como objetivo promover discussões sobre o potencial e as estratégias para o desenvolvimento do turismo religioso em Santa Catarina.
A programação do fórum inclui uma missa de encerramento do Encontro dos Santuários de Santa Catarina às 9h, seguida por uma reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do estado às 10h, onde serão delineadas as ações para 2025. Após o almoço e visitação ao complexo, as atividades retomam às 13h30 com a abertura oficial do fórum. Destaques da tarde incluem palestras sobre governança do turismo espiritual, ministrada pelo Padre Daniel Aguirre, e sobre as interfaces do turismo plurirreligioso, com o Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Haverá também um painel sobre a Rota Mariana no Alto Vale, abrangendo as cidades de Ituporanga, Laurentino e Salete.
O fórum é uma iniciativa conjunta que visa consolidar Ituporanga como um destino relevante no cenário do turismo religioso catarinense, fortalecendo a integração entre fé, cultura e desenvolvimento regional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site oficial do evento.
Acompanhe mais detalhes com Jean Carlos.