Na sexta-feira, dia 08, foi realizada a 1ª Fase da Etapa Regional da Mostra Científica Verde é Vida. O evento ocorreu no Seminário São Francisco de Assis e reuniu 23 trabalhos de escolas da região.
Participaram os municípios de: Ituporanga, Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Petrolândia e Rio do Sul. De Ituporanga estiveram presentes o Centro Educacional Leandro dos Santos, Centro Educacional Pedro Júlio Muller, e Centro Educacional Curt Hamm.
“Os projetos científicos foram desenvolvidos pelas crianças durante este último semestre, mas somente cinco estarão na 2ª fase da Mostra, que ocorrerá no dia 7 de novembro deste ano em Petrolândia”, explicou a Coordenadora Municipal do Projeto, Márcia Schmitz Fernandes.
Os trabalhos deste ano foram desenvolvidos com a temática – “Solo”. Os cinco classificados foram:
PROPRIEDADE RURAL: ORGANIZAR PARA FICAR LEGAL! (E.M.E.F Ribeirão Matilde - Atalanta/SC)
MÃOS QUE CONSTROEM (E.M.E.F Vila Gropp - Atalanta/SC)
A PISCULTURA NO MEIO RURAL (C.E Prof. Curt Hamm - Ituporanga/SC)
ÁGUA. A IMPORTÂNCIA PARA NOSSAS VIDAS (C.E Criança Esperança -Petrolândia/SC)
LIXO HOJE, ALIMENTO AMANHÃ! (Escola Modelo Ella Kurth - Rio do Sul/SC)
Segundo Márcia, a proposta do Verde é Vida é interessante pelo fato de desenvolver projetos que incentivam a valorização da propriedade rural, da agricultura familiar e da permanência do homem no campo.
“É um projeto que envolve os alunos e os ajuda a compreender todas essas temáticas importantes”, disse.
O Projeto Verde é Vida foi criado em 1991 pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com o objetivo de levar às comunidades, através das escolas, informações, conceitos e práticas de preservação ambiental.
Assessoria Prefeitura de Ituporanga