Geral

ITUPORANGA: Reunião discute solução para quedas de energia elétrica na Região de Rio Bonito

ITUPORANGA: Reunião discute solução para quedas de energia elétrica na Região de Rio Bonito Foto: Divulgação/Reprodução Jornal V. Sul

Em uma iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores de Ituporanga, Leandro May (PSDB), foi realizada na última sexta-feira, dia 20, reunião com moradores das regiões de Rio Bonito, Rio dos Bugres e Ilha Grande, com o objetivo de discutir e buscar soluções para evitar as constantes quedas de energia elétrica que tem trazido prejuízos a muitos agricultores, principalmente aos fumicultores e produtores de leite.

Atendendo ao convite do vereador Leandro, compareceu ao evento o Gerente da Agência Regional da CELESC de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira “Maneca”. Durante aproximadamente duas horas a comunidade pode fazer questionamentos e também acompanhar por meio de um telão, os trabalhos que a CELESC vem desenvolvendo na região e o número de ocorrências que são atendidas pela entidade.

O Gerente fez ainda colocações a respeito da responsabilidade de cada um com relação às quedas de energia. As plantações de eucalipto próximas às redes foram apontadas como as principais responsáveis pelo rompimento de cabos e consequente interrupção do fornecimento de energia elétrica.

“A CELESC leva em média três horas para realizar um único conserto em uma rede rompida. Quando ocorrem temporais, em muitos casos, as ocorrências passam de cem. Então é muito fácil prevenir do que remediar”, esclareceu “Maneca”.

Ficou acordado na reunião que a CELESC vai tomar providências de imediato e promover ações para minimizar o problema, inclusive realizando a troca de alguns transformadores. Os agricultores se comprometeram em fazer a sua parte roçando e denunciando as plantações próximas às redes.

O vereador Leandro garantiu que vai analisar a legalidade para apresentar na Câmara um Projeto de Lei visando regulamentar o plantio de árvores próximas à rede de energia. Leandro reivindicou ainda em nome das comunidades a implantação de uma rede trifásica para aquela região. Ele afirmou que a rede existente é do final da década de 1970 e poucas melhorias foram feitas desde então.

Além desse pedido, o vereador fez a entrega de um ofício onde solicitou a implantação de uma rede trifásica na rua Evaldo Rosa, no Bairro Cerro Negro,  que dá aceso ao Parque da Cebola e ao Clube do Cavalo. Sobre essa rua o Gerente da CELESC já despachou favoravelmente. 

Jornal Vale Sul

 

Outras Notícias