O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) prevê a construção de mais de 100 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Santa Catarina. O projeto arquitetônico inovador, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, prevê a implementação de 1.800 UBS em todo o Brasil, das quais 110 serão em Santa Catarina, beneficiando 18 municípios.
Entre os municípios catarinenses que receberão as novas UBS estão Ituporanga e Chapadão do Lageado, aqui no Alto Vale, além de outras cidades como Águas Mornas, Araquari, Bombinhas, Chapecó, Garuva, Guabiruba, Itajaí, Itapoá, Joinville, Pescaria Brava, Pinhalzinho, Rio dos Cedros, São Bernardino, Schroeder, Serra Alta e Zortéa. A proposta do “Projeto Referencial de Arquitetura e Engenharia da UBS Porte 1” visa atualizar os projetos das unidades que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A adesão dos municípios ao Novo PAC foi oficializada por meio de uma portaria que autoriza o repasse dos recursos para a execução das obras.
O projeto das novas unidades de saúde foi desenvolvido por uma equipe de arquitetos, engenheiros e especialistas, e incluirá novidades como: Criação da sala de amamentação em cada UBS; Espaços coletivos internos e externos que valorizem as práticas coletivas integrativas, complementares e comunitárias; Atendimento a mulheres em situação de violência com a criação das Salas Lilás; Salas de medicação em conformidade com as normas sanitárias; Consultórios de atendimento individualizado com acessibilidade; e Ampla sala de vacinação. Foram integradas ainda no projeto soluções de saúde digital, como a telessaúde, para melhorar a qualidade e o tempo de resposta, além de conectar a atenção primária com a atenção especializada em saúde.
A ideia é que esse modelo de UBS seja adotado em municípios de todo o país, oferecendo ambientes de trabalho que melhorem a prestação de serviços do SUS e a criação de espaços acolhedores, tanto para o usuário quanto para os profissionais.
Vídeo do projeto do novo modelo de UBS: https://youtu.be/LpNb_chhcGE?t=17