Os estudantes interessados em participar do programa Universidade Gratuita no primeiro semestre de 2025 devem se inscrever até as 19h desta quarta-feira (10). Para concorrer às bolsas de estudo, é necessário realizar o cadastro na plataforma oficial de assistência financeira estudantil e entregar a documentação na instituição de ensino superior onde o aluno está matriculado.
RECEBA NOTÍCIAS DE ITUPORANGA NO WHATSAPP
O programa contempla 16 universidades comunitárias sem fins lucrativos de Santa Catarina, distribuídas da seguinte forma: cinco na região Norte, quatro no Vale do Itajaí, três no Sul, três no Oeste e uma no Planalto Serrano. Em Ituporanga, quem atende aos requisitos de participação do programa é a Unidavi.
Critérios para participação e processo de seleção
Para se candidatar, o aluno deve estar matriculado em uma das universidades participantes e atender aos critérios sociais exigidos. Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, também é necessário residir em Santa Catarina há mais de cinco anos e possuir renda per capita média inferior a R$ 4 mil. Para o curso de Medicina, a exigência é de até oito salários mínimos per capita.
Não podem participar estudantes que já tenham cursado uma graduação com auxílio do Universidade Gratuita ou do Fundesc. A seleção é feita por uma comissão de cada universidade, que considera fatores como renda familiar, situação de emprego, despesas com moradia, saúde e educação, além do valor da mensalidade.
Investimento e contrapartida
O governo estadual prevê o investimento de cerca de R$ 900 milhões no programa em 2025. Em contrapartida, os alunos contemplados deverão prestar 480 horas de serviço à comunidade no prazo máximo de dois anos após a conclusão do curso.
Além disso, para cada estudante contemplado com bolsa integral, a universidade precisa oferecer uma bolsa de 100% ou duas de 50% para outros alunos do mesmo curso.
Como se inscrever no Universidade Gratuita?
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site universidadegratuita.sc.gov.br até as 19h desta quarta-feira (23). Após o cadastro, é fundamental entregar os documentos solicitados diretamente na instituição de ensino. Mais informações sobre prazos e critérios também estão disponíveis na mesma plataforma.
Ouça a reportagem da Rede de Notícias Acaert com Kadu Reis: