O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Rio do Sul está com inscrições abertas, até dia 23 de fevereiro, para o curso de especialização e extensão universitária em Sistemas de Plantio Direto de Hortaliças e Transição para Sistemas Agroecológicos. A formação é gratuita e reconhecida pelo Ministério da Educação.
O curso é voltado para graduados, além de oferecer vagas para agricultores e técnicos em agropecuária específicos na formação em extensão universitária.
Com um formato pedagógico em sistema de alternância, os participantes terão aulas presenciais no IFC uma semana por mês e desenvolverão atividades práticas nas propriedades nas demais semanas, totalizando 10 etapas.
A especialização é promovida em parceria com a Federação da Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC) e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar com inovação, sustentabilidade e autonomia.
O método de Sistemas de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) busca reduzir custos de produção e promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica, garantindo a produção.