Representantes da Universidade do Oeste de Santa Catarina apresentaram uma proposta aos dirigentes da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí – mantenedora do Hospital Regional. O objetivo é transformar o HRAV em um centro de estágios do internato médico, que seria realizado sempre com alunos do último ano do curso de Medicina. As primeiras intenções foram apresentadas em uma reunião realizada em Rio do Sul.
“Estamos esperançosos e apresentamos nossa proposta. Na Unoesc o aluno formado no curso é preparado e orientado para trabalhar com as necessidades sociais da região e de todo o País. O formado pode atuar em hospitais, prontos-socorros, postos de saúde, clínicas particulares, laboratórios, indústrias farmacêuticas e instituições de ensino e pesquisa. E por isso essa parceria com o Hospital Regional Alto Vale de Rio do Sul seria muito importante”, revelou o médico, professor e coordenador do curso, Walter Rothbarth.
A Unoesc já tem o curso de Medicina implantado há onze anos em Joaçaba. Ele forma um médico humanista e integrado a realidade do sistema único de saúde. As atividades teóricas e práticas envolvem o aluno com a profissão desde o início do curso, quando já ocorre o contato com as Estratégias da Saúde da Família (ESFs) em atividades e visitas.
“Conhecemos um pouco mais sobre a Unoesc e o projeto que eles pretendem desenvolver aqui no Hospital Regional. Ficamos felizes com a escolha. Não é qualquer hospital que recebe uma proposta como essa. Pedimos apenas um tempo para estudar a proposta e ficamos de retornar nos próximos dias”, explicou o presidente da Fusavi, Osmar Peters.
Assessoria de Comunicação