Segurança

Homem sofre queda de 30 metros em ribanceira e é resgatado pelos bombeiros de Bom Retiro

O acidente ocorreu enquanto a vítima realizava a manutenção de um encanamento de água em uma área de mata.

Homem sofre queda de 30 metros em ribanceira e é resgatado pelos bombeiros de Bom Retiro Foto: CBM de Bom Retiro

Na noite desta quarta-feira (19), um homem de 55 anos foi resgatado após sofrer uma queda de aproximadamente 30 metros em uma ribanceira na SC-112, próximo ao Mirante da Serra, no município de Rio Rufino. O acidente ocorreu enquanto a vítima realizava a manutenção de um encanamento de água em uma área de mata.

A ocorrência mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros de Bom Retiro, que ao chegarem ao local, os socorristas receberam informações de amigos da vítima, que auxiliaram na localização e abriram acesso através da vegetação.

Ao chegar ao ponto onde o homem se encontrava, os bombeiros encontraram a vítima já imobilizada em uma maca rígida, com colar cervical e o membro inferior esquerdo imobilizado provisoriamente, em razão de uma fratura exposta no fêmur e joelho. O homem estava consciente e orientado, apresentando ainda um traumatismo cranioencefálico (TCE) leve na região do olho esquerdo, escoriações pelo corpo, hipotermia e dores nos arcos costais.

Apesar da grande altura da queda, foi possível acessar a vítima por um caminho alternativo mais abaixo, dispensando o uso de equipamentos de salvamento em altura. O resgate foi dificultado pela inclinação do terreno e a densa vegetação. Na etapa final, um trator cedido pelo secretário da Agricultura auxiliou no transporte do ferido até a ambulância.

Já no ASU, a vítima recebeu avaliação e atendimento inicial de uma enfermeira da Unidade de Saúde de Rio Rufino. Em seguida, foi encaminhado a Lages, onde foi transferido para uma unidade do SAMU de Bocaina do Sul, que o conduziu ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.

De acordo com a vítima, a queda ocorreu por volta das 16h. Sua ausência prolongada despertou preocupação da esposa, que acionou vizinhos para procurá-lo. Ele foi encontrado ainda no local da queda e os bombeiros foram chamados por volta das 21h. O resgate durou aproximadamente duas horas e envolveu quatro bombeiros militares, dois bombeiros comunitários e familiares da vítima.

 

Por: João Sérgio/ Fonte: CBM de Bom Retiro

 

 

Outras Notícias