Saúde

Hemosc de Santa Catarina reforça pedido por doação de sangue

Hemosc de Santa Catarina reforça pedido por doação de sangue Foto: Reprodução

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) reforçou nesta semana o pedido para a doação de sangue a fim de manter os estoques em um nível considerado adequado e seguro. Conforme o órgão, durante a temporada de verão as doações tendem a diminuir, enquanto a procura por sangue pode aumentar.

O sangue doado auxilia no tratamento de pacientes com alguns tipos de doença e em casos de acidentes e cirurgias que necessitam de transfusão de sangue.

No momento, os estoques dos tipos sanguíneos O negativo e A negativo estão reduzidos. A responsável pela Divisão de Produção do HEMOSC, Muriel Mazziero, afirma que o órgão necessita de todos os tipos sanguíneos, mas ressalta que o estoque de O negativo costuma reduzir mais rapidamente.

Os locais para doação de sangue em Santa Catarina podem ser conferidos no site do HEMOSC. Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, ou mais de 16 anos na presença e autorização formal dos pais, e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação leve nas 12 horas que antecedem a doação.

Todo o processo de doação leva, em média 55 minutos, e são retirados aproximadamente 450 ml de sangue. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro.

 

Outras Notícias