Geral

Grupo Teatral Consolata de Rio do Oeste prepara tradicional Via-Sacra Encenada

A equipe trabalha a cada ano para aperfeiçoar as cenas e melhorar a qualidade de som

Grupo Teatral Consolata de Rio do Oeste prepara tradicional  Via-Sacra Encenada Divulgação/Reprodução

No dia 29 de março, o Grupo Teatral Consolata e a Paróquia Nossa Senhora Consolata realizam mais uma Santa Ceia e Via-Sacra Encenada. A apresentação inicia às 19h em frente a Capela Santa Terezinha que fica na Rua 7 de Setembro (rua principal) e termina com a crucificação no morro da casa paroquial, nas proximidades da Igreja Matriz. A Santa Ceia será exibida antes da Via-Sacra Encenada. As cenas acontecem em um percurso de aproximadamente 850m.

São mais de 150 pessoas voluntárias que se preparam para a apresentação desde fevereiro. Três mil pessoas de todo o Alto Vale são esperadas para prestigiar o evento. Cenários, figurinos e equipamentos de som de posse do grupo foram adquiridos ao longo dos anos com eventos beneficentes, doações de empresas e comunidade.

Esse ano foram obtidos novos microfones auriculares, tecidos para confeccionar mais figurinos e demais itens para os cenários. A encenação começa com a apresentação da Santa Ceia; julgamento e condenação de Jesus Cristo e por fim as estações da Via-Sacra. São momentos que emocionam a todos e que refletem sobre o que é a Sexta-Feira Santa pra os católicos, vivenciando os últimos momentos daquele que deu a vida por nós. Se chover o evento será transferido para o Salão Paroquial, da mesma forma que aconteceu em 2023. Este ano a expectativa é que dê um dia bonito para encenar na rua.

O Grupo Teatral Consolata

Segundo registros, as encenações da Via-Sacra possivelmente iniciaram em 1990 pelo Movimento de Cursilho de Cristandade, sendo que, a partir de 2008 a Via-Sacra Encenada é feita todos os anos. Hoje, o grupo é formado por cerca de 150 pessoas entre atores, equipe técnica, e colaboradores diretos e indiretos (cenografia, figurino, e apoio financeiro) nesse trabalho voluntário que envolve organização, fé e perseverança.

Em homenagem à padroeira de Rio do Oeste adotou-se o nome do Grupo Teatral Consolata. Além da Via-Sacra, o grupo realiza encenações durante a quaresma e advento, que acontecem nas Missas na Igreja Matriz Nossa Senhora Consolata. Acompanhe o trabalho do Grupo Teatral Consolata nas redes sociais @grupoteatralconsolata.

Outras Notícias