Trânsito

Grave acidente envolvendo quatro veículos na BR-470 causa vazamento de produto químico

Vazamento de produto químico e óleo diesel após colisão gera risco ambiental na BR-470 em Rio do Sul.

Grave acidente envolvendo quatro veículos na BR-470 causa vazamento de produto químico Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Na manhã desta terça-feira (12), um acidente de trânsito envolvendo quatro veículos mobilizou equipes de resgate na BR-470, no bairro Canoas, em Rio do Sul. A ocorrência foi atendida pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com o apoio do SAMU, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Defesa Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O acidente envolveu um Ford Fox, um bitrem carregado com toras de madeira, uma carreta Scania baú e um caminhão Ford transportando produtos químicos.

Resgate e Atendimento às Vítimas

O condutor do Ford Fox foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional. Já o motorista do bitrem, que capotou na pista, foi socorrido pelo SAMU de Ibirama. Felizmente, os condutores da carreta Scania e do caminhão Ford não sofreram ferimentos.

Vazamento de Hipoclorito de Sódio

O caminhão Ford transportava cerca de 2 mil litros de hipoclorito de sódio a 12%, um produto químico classificado com número ONU 1791 e classe 80 de risco. Durante o acidente, tambores contendo o produto foram danificados, resultando em um vazamento significativo na pista e áreas adjacentes. As equipes de resgate isolaram a área em um raio de 50 metros para garantir a segurança.

Para neutralizar os riscos, foram utilizados 2 m³ de serragem, conforme as orientações dos técnicos do IMA, que também monitoraram possíveis danos ambientais. O produto deixou a pista escorregadia, demandando cuidados redobrados para evitar novos acidentes.

Capotamento do Bitrem e Vazamento de Óleo Diesel

Além disso, o bitrem que transportava toras de madeira também sofreu um grande vazamento de óleo diesel e fluídos do motor. Com o uso de areia e 7 sacos de cal, as equipes conseguiram conter o vazamento e evitar a contaminação de um manancial de água próximo.

Limpeza e Liberação da Via

Com o auxílio de uma mini escavadeira fornecida pela Prefeitura de Rio do Sul, as equipes trabalharam intensamente na limpeza da pista, utilizando serragem, cal e areia para conter os vazamentos. Após horas de trabalho, a via foi liberada pela PRF, restabelecendo o tráfego de forma segura.

Faça parte da nossa Comunidade no WhatsApp e fique por dentro de todas as notícias

Outras Notícias