O Governo do Estado de Santa Catarina apresentou nesta quarta-feira, 9, em Brasília, novo relatório sobre os prejuízos com as chuvas no último mês, garantindo a confirmação de que o governo federal vai liberar mais R$ 40 milhões para municípios atingidos. O valor será aplicado em obras de reconstrução, como na recuperação de pontes e rodovias, e complementam os valores já aplicados em parcerias entre governos estadual e federal em ações emergenciais.
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, receberam a comitiva catarinense.
"O Estado de Santa Catarina trouxe uma proposta para ações de reconstrução inicialmente em 22 municípios afetados. Ainda serão calculados e apresentados os relatórios de outros municípios, totalizando 38 cidades (que são aquelas que decretaram situação de emergência ou calamidade na primeira ocorrência de fortes chuvas em junho). Para essa primeira proposta, o governo federal vai liberar R$ 40 milhões, conforme a apresentação dos planos de recuperação por parte dos municípios, documentação que o Estado já trouxe de forma preliminar para agilizar os repasses dos recursos para as prefeituras", destacou o ministro Teixeira, lembrando que o valor aumentará conforme os demais municípios prejudicados apresentarem a documentação necessária.
Secretaria de Estado de Comunicação