Segurança

GAECO deflagra operação Gabarito em três municípios catarinenses sendo dois no Alto Vale

GAECO deflagra operação Gabarito em três municípios catarinenses sendo dois no Alto Vale Imagem Internet

 

Na manhã desta quarta-feira (08), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio a Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Getúlio, deflagrou a operação  "Gabarito". Estão sendo cumpridos  27 mandados de busca e apreensão nos municípios de Presidente Getúlio, Ibirama e Tubarão.

O objetivo da operação é investigar suspeita de fraude em licitação e no próprio concurso público para provimento de cargos efetivos no executivo municipal de Presidente Getúlio e em autarquia da cidade. A nomeação de novos candidatos já foi suspensa pela Prefeitura por recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). 

A Promotoria de Justiça instaurou procedimento investigatório em dezembro de 2022 diante denúncias de crimes licitatórios, contra o caráter competitivo dos concursos, e contra a própria administração pública e possíveis atos de improbidade administrativa. Os mandados de busca estão sendo cumpridos em  residências dos investigados, bem como em órgãos públicos e empresas supostamente envolvidas. 

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

 

Outras Notícias