Boletim Informativo

Fortes chuvas obrigam prefeitura de Petrolândia refazer serviços no interior

Município registrou entre 70 e 100 milímetros de chuva em algumas regiões. Prefeitura mantém equipes na recuperação das vias rurais.

Publicidade
Fortes chuvas obrigam prefeitura de Petrolândia refazer serviços no interior Prefeitura de Petrolândia

As chuvas registradas no início da semana provocaram danos em estradas do interior de Petrolândia e obrigaram a Secretaria de Obras a refazer serviços de manutenção. O município também registrou queda de barreiras, bueiros obstruídos e pontos afetados pelo escoamento de água e barro das lavouras.

Segundo o prefeito de Petrolândia, Rodrigo de Souza (MDB), algumas estradas que já haviam recebido manutenção voltaram a apresentar problemas após o temporal.

“Várias estradas em que a gente já estava com o serviço pronto foram danificadas e precisaram ter os serviços refeitos. Algumas barreiras caíram e bocas de lobo ficaram entupidas. O barro das lavouras acaba vindo para a estrada com as fortes chuvas e entupindo os bueiros”, explicou.

Secretaria de Obras mantém patrolamento das estradas

Apesar dos danos provocados pela chuva, a Secretaria de Obras mantém o cronograma de manutenção das estradas rurais. Conforme o prefeito, as equipes já realizaram o patrolamento em Alto Barra Nova, Tifa dos Doerner, Tamanduá, Indaiá e Rio do Jango. Outras localidades também devem receber os serviços. No Alto Três Barras, por exemplo, a prefeitura realiza a recuperação de trechos com macadame.

“A gente vai trabalhar o máximo possível para sempre deixar esses pontos em dia”, afirmou Rodrigo.

O prefeito também relacionou a manutenção das estradas ao transporte escolar. Segundo ele, os veículos que atendem os estudantes percorrem cerca de 1,2 mil quilômetros diariamente no município.

“Hoje a gente tem estradas relativamente em boas condições, apesar de serem estradas rurais. A gente sabe que hoje ou amanhã pode acontecer alguma chuva e acabar danificando”, disse.

Chuva chegou a 100 milímetros em áreas de Petrolândia

De acordo com Rodrigo de Souza, o volume de chuva variou entre 70 e 100 milímetros, dependendo da região do município. Além do acumulado, parte da precipitação ocorreu em um curto período.

Com isso, a água provocou danos em trechos que já tinham passado por manutenção. O município agora concentra parte dos trabalhos na recuperação desses pontos e na limpeza das estruturas de drenagem.

Prefeito avalia atuação do sistema antigranizo

Além da chuva, a região registrou formação e queda de granizo no início da semana. Petrolândia integra a área atendida pelo sistema antigranizo instalado recentemente na Região da Cebola.

O prefeito Rodrigo de Souza avalia que o sistema pode ter contribuído para reduzir os impactos do fenômeno. A afirmação, no entanto, representa a avaliação do chefe do Executivo municipal.

“A gente sabe também da importância que tem o sistema antigranizo. Formou granizo no entorno do município e houve um alerta vermelho para temporal com granizo. Acredito que, em boa parte, o sistema conseguiu amenizar os impactos”, declarou.

Rodrigo reconheceu que houve registro de granizo mesmo em áreas de municípios atendidos pelo sistema. “A gente tem conhecimento de regiões dos municípios que têm o sistema instalado onde acabou caindo granizo, mas a gente quer acreditar que esse sistema amenizou muito o que poderia ter sido um estrago pior”, completou.

Publicidade

Outras Notícias