O filho mais novo do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz, 31 anos, é uma das cinco pessoas que morreram na queda de um helicóptero em Carapicuíba, na Grande São Paulo, ontem à tarde. Ele estava na aeronave que caiu sobre uma residência dentro de um condomínio na estrada da Fazendinha, em uma área nobre do município. O helicóptero estava registrado em nome da Seripatri Participações, do empresário José Seripieri Junior, também dono da empresa Qualicorp, que administra planos de saúde coletivos.
Todos os ocupantes da aeronave morreram imediatamente no acidente. Dois deles eram funcionários da Seripatri: o piloto e um mecânico. Outros dois ocupantes eram mecânicos da Helipark Táxi Aéreo e Manutenção Aeronáutica, empresa que havia sido contratada para realizar manutenção da aeronave. Moradores da região próxima ao acidente dizem que a queda do helicóptero ocorreu perto de um supermercado e que muita gente se assustou com a movimentação da aeronave.
– Se caísse no supermercado naquela hora seria um desastre porque ele estava completamente lotado – afirmou Lucas Batista Ferreira, 18, estudante, morador de Carapicuíba, que viu a aproximação do helicóptero soltando faíscas na parte traseira. Ferreira correu com medo de ser atingido.
Thomaz era piloto de helicóptero. Ele tinha duas filhas, uma de 10 anos e outra de um mês. Policiais que foram ao local reconheceram as tatuagens no corpo dele.
Auxiliares do governador informaram que Thomaz estava como copiloto no momento do acidente, acompanhando o piloto que, segundo nota da companhia, tinha mais de 30 anos de experiência.
O helicóptero estava em fase de testes e revisão. O aparelho havia decolado de um heliponto em Carapicuíba e faria um voo experimental, retornando ao ponto de origem. A aeronave é a de modelo EC 155 B1, fabricada pela Eurocopter France, prefixo PPLLS.
Pessoas ligadas ao governador afirmam que Alckmin tentava convencer o filho a parar de voar. Thomaz, segundo auxiliares do Palácio dos Bandeirantes, era muito ligado à mãe, Lu Alckmin, a quem considerava “uma espécie de psicóloga”. Além dele, Alckmin tem mais dois filhos..
Em fevereiro de 2014, Thomaz sofreu uma tentativa de assalto em frente ao Clube Paineiras, no Morumbi – a cerca de um quilômetro do Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador.
Ele levava a filha para casa, quando o veículo foi cercado por criminosos. Houve troca de tiros entre os seguranças que faziam a escolta de Thomaz e os bandidos.
Diário Catarinense