O evento que debateu a contratação de mão de obra na cultura da cebola reuniu número expressivo de produtores e trabalhadores rurais nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores de Ituporanga, no vale do Itajaí (SC). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural de Ituporanga, e Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal. Assuntos como Trabalho Sustentável e também mudanças dentro da NR 31 foram abodados durante o encontro.
O presidente do Sindicato Rural de Ituporanga, Arny Mohr, também celebrou o sucesso do evento, enfatizando que a iniciativa atendeu às necessidades da região e terá um papel importante na contratação de mão de obra para a cultura da cebola a partir de agora.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, debater assuntos relacionados ao trabalho sustentável na cadeia produtiva da cebola é de extrema relevância para garantir o desenvolvimento e a eficiência desse setor, que desempenha papel imprescindível na economia catarinense.
PALESTRAS
A programação contou com a participação do coordenador do Trabalho Sustentável, Luiz Henrique Ramos Lopes, que falou sobre o programa; do coordenador nacional de fiscalização rural Alexandre Furtado Scarpelli, que abordou os desafios da NR-31 na produção de cebola; e do coordenador trabalhista da CNA Rodrigo Ugueney que explanou sobre formas de contratação.
Acompanhe mais detalhes na reportagem especial de Vanessa Montibeller: