A estiagem prolongada e a falta de chuvas já afetam o abastecimento de água em diversos municípios de Santa Catarina, principalmente nas áreas rurais, como ocorre em Vidal Ramos, no Alto Vale. Em entrevista à Rádio Sintonia, o secretário estadual da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, falou sobre as ações emergenciais que estão sendo adotadas para amenizar os efeitos da seca.
Segundo o secretário, todos os municípios que decretam situação de emergência estão recebendo apoio imediato do governo, com a entrega de caixas d’água, kits de abastecimento e recursos financeiros. “Estamos enfrentando uma situação complexa, mas temos feito investimentos altos para dar suporte aos municípios”, destacou.
A aquisição de caminhões-pipa, por meio de uma licitação nacional, também faz parte das medidas de reforço. A ideia é ampliar a capacidade de entrega de água, especialmente para comunidades rurais mais isoladas, como já ocorre em Rio do Sul.
Além disso, a Casan poderá atuar na perfuração de novos poços ou no fornecimento de água tratada, quando necessário. Municípios como Ivo e José Boiteux também avaliam decretar emergência.
Acompanhe a entrevista de Vanessa Montibeller: